26/02/2018 08h02 - Atualizado em 26/02/2018 09h13

Cresce o número de internos estudando em unidade da Sejus

No início deste mês, aproximadamente 3,5 mil estudantes do sistema prisional iniciaram mais um ano letivo. E, na Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (UCTP), o número de internos matriculados aumentou. Hoje, 14 estão estudando na unidade, localizada em Cariacica.

O acesso à educação é oferecido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Os internos estudam em salas de aula instaladas no interior das unidades prisionais, em turmas que vão desde a alfabetização até o Ensino Médio, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Além da oferta educacional, os internos custodiados na UCTP também participam de oficinas e atividades terapêuticas. Uma delas é a horta, iniciada no ano passado. Nela, os pacientes cultivam itens como salsa, cebolinha, jiló e couve.

A iniciativa tem o apoio da Casa do Adubo, que disponibilizou um agrônomo para ensinar as técnicas de cultivo aos internos. Todos os insumos necessários são fornecidos pela Casa do Adubo e a produção será doada a uma instituição que atende a dependentes químicos.

Outra atividade oferecida aos internos são sessões de filmes seguidas de conversas sobre os temas abordados, sob a supervisão da equipe psicossocial da unidade. As mulheres também participam de oficina de cuidados pessoais e autoestima.

A oferta de oficinas terapêuticas a internos do UCTP faz parte das novas rotinas implantadas desde 2017 na unidade, que abriga pessoas com transtornos mentais que, por decisão da Justiça, foram internadas para tratamento psiquiátrico. As mudanças têm como objetivo oferecer um tratamento mais eficaz e humanizado aos internos.

FOTO: Divulgação / Sejus

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard