18/09/2017 08h02 - Atualizado em 18/09/2017 08h31

Conheça o novo Mapa do Turismo do Espírito Santo

O Espírito Santo tem um novo mapeamento das regiões turísticas. As informações estão no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur), na última quinta-feira (14). Dos 78 municípios capixabas, 62 estão na nova configuração, divididos em 10 regiões turísticas. Em todo o país, foram identificados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas.

A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro em 2017 era uma das metas do Programa de Regionalização (PRT) do MTur, para que o documento represente melhor a realidade do setor. Visando à multiplicidade de destinos no Brasil, a ação funcionará como um instrumento de orientação do órgão no desenvolvimento de suas políticas públicas, definindo a área e os recortes territoriais que devem ser trabalhados prioritariamente.

Os municípios que não possuem vocação turística, não priorizam o desenvolvimento dessa atividade como vetor econômico ou não trabalham de forma cooperada com sua região não entraram no mapa.

“O Mapa do Turismo é uma ótima ferramenta para o fortalecimento das instâncias de governança regionais, pois estas tiveram a oportunidade de analisar o papel dos municípios que compõem a sua região e como foi o desempenho destes no PRT. Além disso, serve para as gestões analisarem suas formas de fomento do turismo, proporcionado mudanças significativas na gestão turística”, explicou a gerente de Gestão do Turismo, Carolina Fávero.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou por meio da Gerência de Gestão do Turismo, entre fevereiro e maio de 2017, as Oficinas do Remapeamento das Regiões Turísticas, em que dialogou com representantes do segmento do poder público municipal e de todo o trade local.

O mapa elaborado nas oficinas foi apresentado e aprovado na 13ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contures), que aconteceu no dia 22 de agosto, em Vitória.

Mapa do Turismo no Brasil

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur Nº 313, de 03 de dezembro de 2013, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas.

Este mapa define as áreas que deverão ser trabalhadas como prioridades. Ele é atualizado periodicamente. A Portaria Mtur nº205, de 9 de dez 2015, estabelece critérios para sua atualização. O último, elaborado em 2016, contou com 64 municípios capixabas categorizados.

Categorização

Os 62 municípios do Estado presentes no Mapa do Turismo 2017 estão divididos em cinco categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

As cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E reúne características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico que, muitas vezes, são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

FOTO: Divulgação / Setur