11/05/2017 08h02 - Atualizado em 11/05/2017 08h40

Comunidade se prepara para os festejos de 13 de Maio

A Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, está em ritmo de preparativos para a sua festa anual “13 de Maio: Raiar da Liberdade”. Idealizada há mais de 50 anos pela mestra de caxambu Maria Laurinda Adão, a comemoração ocorrerá a partir das 19 horas, neste sábado (13), data em que é celebrado mais um aniversário da Abolição da Escravatura no Brasil.

Nos festejos, o público pode entrar em contato com a cultura popular por meio das apresentações de diversos grupos de Jongos, Folias de Reis, Charola e Bate Flechas de São Sebastião, Capoeiras, Maculelês, Quadrilhas e, claro, Caxambus – dentre os quais, o Caxambu Santa Cruz, do qual Maria Laurinda é Mestra.

A celebração, que, segundo a tradição, começou em 13 de maio de 1888, por ocasião da Assinatura da Lei Áurea, é o mais antigo e tradicional evento folclórico do Espírito Santo.

Além de Maria Laurinda, desde o ano 2000 o evento é organizado em parceria com a Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim e pelo gestor de projetos culturais Genildo Coelho Hautequestt Filho. Neste ano, a festa foi contemplada no Edital de Culturas Populares Tradicionais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Mais informações:
www.folclorecachoeiro.org