24/10/2017 08h03 - Atualizado em 24/10/2017 08h22

Começa Semana de Mobilização para Combate ao Aedes aegypti

Não é à toa que a Semana Nacional de Mobilização para Combate ao Aedes aegypti acontece nesta semana, entre os dias 23 e 27 de outubro, em plena primavera. A estação que antecede o verão é um período de baixa infestação do mosquito e com menor número de notificações das doenças transmitidas por ele. Ao mesmo tempo, é a época em que a temperatura começa a subir e se inicia o período de chuvas, exigindo da população uma atenção redobrada para possíveis criadouros do mosquito.

Segundo Rosangela Senna Miranda, referência técnica do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), todos os municípios foram incentivados a executar ações de combate ao Aedes aegypti que fujam do convencional.

Cada município define sua estratégia de mobilização, mas espera-se que sejam realizadas atividades lúdicas em escolas, com uso de ferramentas como teatro e produção de vídeo; visitas a residências para orientação sobre combate ao mosquito, palestras e mutirões de limpeza envolvendo também comércio, associações de moradores e instituições religiosas.

O coordenador do Programa de Combate às Arboviroses (doenças transmitidas por vetores) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Roberto Laperrière Junior, explica que o verão é o período de maior proliferação do mosquito devido à combinação de alta temperatura e chuva, condição que facilita a reprodução do Aedes aegypti nos locais de água parada. Segundo o coordenador, na primavera, é preciso eliminar todas as possibilidades de proliferação do mosquito.

“Se intensificarmos a busca dos criadouros e eliminá-los agora, lavando as bordas de vasilhas de água e comida dos animais, cobrindo bem a caixa d’água, não deixando expostos recipientes que possam acumular água e adotando outras medidas preventivas, vamos entrar no verão com uma quantidade menor de mosquitos e, consequentemente, um número menor de pessoas picadas e infectadas”, destaca Laperrière.

Números

Entre 1º de janeiro e 14 de outubro, foram notificados 10.395 casos de dengue no Espírito Santo. Deste, 254 são casos graves e oito são óbitos sob investigação. No mesmo período, foram notificados 1.352 casos de Chikungunya, com um óbito confirmado, e 469 casos de infecção pelo zika vírus.

Saiba como eliminar focos do mosquito em casa:

:: Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos;
:: Tirar água dos pratos de plantas;
:: Manter fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham possibilidade de acumular água;
:: Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
:: Manter o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
:: Deixar o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
:: Tampar tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
:: Certificar-se de que as lonas de cobertura estão bem esticadas para não haver acúmulo de água;
:: Não deixar acumular água nos pratos de plantas;
:: Manter a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
:: Colocar garrafas vazias de boca para baixo;
:: Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantê-los secos e abrigados em local coberto, ou descartá-los corretamente se não tiverem utilidade.

FOTO: Divulgação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard