28/11/2017 08h01 - Atualizado em 28/11/2017 08h37

Aedes Aegypti: Gabinete de Monitoramento alerta para a chegada do verão

Na última sexta-feira (24), foi realizada a reunião do Gabinete de Monitoramento de Combate ao Aedes aegypti. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Durante a reunião, foi apresentado um balanço das ações, além de números de casos de dengue, zika e chykungunia do período pelos representantes das superintendências regionais.

O coordenador do Programa Estadual de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, Roberto Laperriere, destacou que a situação das três doenças no Espírito Santo está sob controle, mas ressaltou que já é preciso ficar alerta de agora até o verão. Segundo ele, o Estado acaba de entrar no chamado período epidêmico, com a associação de chuvas e altas temperaturas, o que permite a procriação do mosquito, e que a população precisa evitar manter locais propícios para a proliferação do mosquito.

Laperriere fez um alerta para que a população evite o acúmulo de água parada em plantas e objetos variados em quintais e terraços, e solicitou que as superintendências regionais façam um trabalho junto às prefeituras para manter a eficiência dos trabalhos de monitoramento e prevenção.

Ele explicou que o monitoramento do Aedes aegypti é feito por meio do chamado Monitoramento Inteligente (MI), que já cobre todos os 78 municípios do Estado. O MI é um serviço de verificação de vetores adultos que realiza um mapeamento da infestação do Aedes aegypti na região observada. Ele consiste na instalação de armadilhas que capturam o vetor adulto, e com isso gera o mapa de infestação e de circulação viral que são atualizados toda semana, apontando as regiões onde há maior incidência do inseto e circulação viral no mosquito.

Os dados são baseados no número de mosquitos capturados nesses equipamentos, e as ações de combate ao Aedes aegypti focadas principalmente nos locais com maior volume de mosquitos.

A finalidade deste monitoramento é informar o grau de infestação do vetor, bem como a sua distribuição e infecção, com maior celeridade, para que os municípios possam priorizar áreas problema (considerando que os municípios apresentavam dificuldades em realizar cobertura de visitas domiciliares de todas as áreas por diversos motivos).

“Estamos monitorando o vetor e o número de casos, mas por meio do monitoramento realizado a situação está controlada. Entretanto, a única forma de eliminar a doença é eliminando o mosquito. Por isso, orientamos que a população escolha um dia fixo na semana e, durante toda semana, no mesmo dia, faça uma vistoria em sua residência e elimine água parada”, disse.

O próximo gabinete de monitoramento acontecerá no dia 15 de dezembro.

De 1º de janeiro a 18 de novembro
:: Dengue: foram notificados 10.919 casos de dengue no Espírito Santo. Destes, 268 são casos graves e cinco são óbitos sob investigação.
:: Zika: foram notificados 493 casos de infecção pelo zika vírus no Espírito Santo.
:: Chikungunya: foram notificados no Estado 1.419 casos de Chikungunya. Dentro desse total, há um óbito confirmado. Há registro de circulação do vírus em 22 municípios: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Guaçuí, Guarapari, Jerônimo Monteiro, Linhares, Marechal Floriano, Montanha, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

FOTO: Divulgação