28/06/2017 08h01 - Atualizado em 28/06/2017 08h36

A poética da memória e do esquecimento na exposição “Fissuras” de Rafael Pagatini

Xilogravuras, fotografias e objetos que se entrelaçam em todo um conceito reflexivo e histórico. A Galeria de Arte Espaço Universitário, localizada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), recebe hoje, às 19h, a exposição individual “Fissuras”, do artista Rafael Pagatini, com curadoria de Diego Matos.

A exposição foi contemplada pelo Edital 016 - Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A entrada é gratuita e a visitação segue até o dia 1º de setembro.

Radicado em Vitória, o artista gaúcho – que também é professor na Ufes – elabora, em “Fissuras”, a discussão sobre a construção da memória, do esquecimento e dos vínculos de poder por meio da compreensão do processo do regime militar no Estado. O público vai poder conferir o resultado do trabalho de pesquisa realizado a partir de documentos do Arquivo Público Estadual e de anúncios publicados em jornais e revistas de grande circulação da época, que foram trabalhados em processos de impressão em diferentes suportes e materiais.

A exposição contará ainda com debates aberto ao público. Na quinta-feira (29), o curador Diego Matos vem a Vitória para uma palestra e debate com o artista e público. A pesquisadora e professora de Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Angélica Melendi, participa de roda de conversa no dia 13 de julho, às 17h30.

Exposição “Fissuras”, de Rafael Pagatini

:: Curadoria: Diego Matos
:: Local: Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU) – Ufes
:: Endereço: Universidade Federal do Espírto Santo, campus de Goiabeiras.
:: Abertura: hoje, às 19h
:: Visitação: de 29 de junho a 01 de setembro.
:: Entrada gratuita

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard