20/01/2020 00h01 - Atualizado em 07/02/2020 14h12

Três Ilhas, em Guarapari, recebe placas de sinalização ambiental

O arquipélago das Três Ilhas, localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, recebeu placas de sinalização ambiental. A ação é um grande marco, pois era uma das principais reclamações que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) recebia, devido à falta de informações no local. Essas são as primeiras placas que o local recebe desde a criação da APA, em 1994.

“Nosso objetivo é informar que o arquipélago é uma unidade de conservação, pois muitas pessoas chegavam para visitar e não sabiam que o espaço é protegido, que faz parte de uma Área de Proteção Ambiental de Setiba”, ressalta a gestora do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), Joseany Trarbach. O arquipélago das Três Ilhas está sob reponsabilidade do PEPCV e dista apenas três quilômetros do Parque.

Joseany Trarbach informa que o objetivo das primeiras sinalizações é informar que o arquipélago não permite ações como acampamento, churrasco, uso de fogo, fogueira, coleta de fauna e flora marinhas, pesca subaquática e pesca de anzol, por exemplo.

Engajamento

“É uma área de proteção especial e no momento estamos construindo outra placa com o zoneamento do arquipélago das Três Ilhas”, revela Joseany Trarbach. As placas foram confeccionadas com suprimento de fundos do PEPCV e da APA de Setiba e recursos da própria equipe da Unidade de Conservação, que se engajou para fazer as placas com as sinalizações.

A analista ambiental Sandra Ribeiro se empenhou no trabalho da porção marinha da APA de Setiba. “A Sandra está orientando o trabalho de voluntariado, pois atualmente temos três voluntárias trabalhando no arquipélago. Há um cronograma de ações e expedições permanentes”, informa a gestora do PEPCV.

Uma tenda do Iema foi montada no arquipélago das Três Ilhas para monitorar embarcações e visitantes. Lá, servidores e voluntários oferecem informações, esclarecimentos, coletam dados e fazem questionários. “Isso vai balizar a gestão do Iema, pois por meio desses questionários, estamos coletando informações para melhoria de nossa atuação ambiental. Nosso objetivo futuro é construir um plano de uso público do arquipélago das Três Ilhas”, relata Joseany Trarbach.

Saiba mais:

APA de Setiba

A Área de Proteção Ambiental de Setiba é a maior do Estado. Foi criada por meio do decreto nº 3.747-N de 1994 como APA de Três Ilhas. Em 1998, teve seu nome alterado pela Lei Estadual nº 5.651 para APA Paulo Cesar Vinha ou simplesmente APA de Setiba. Esta unidade tem o intuito de estabelecer uma zona de amortecimento de impactos ao redor do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha. Na porção continental, apresenta formações de restinga, manguezal e mata de tabuleiro e na porção marinha, encontramos o arquipélago de Três Ilhas, rico em fauna marinha, sendo um local propício para mergulho contemplativo, com águas rasas e claras, onde foi registrada uma das maiores biodiversidades de ecossistemas marinhos do Brasil.

Área aproximada: 12.960 ha.

Localização: Municípios de Guarapari e Vila Velha.

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard