22/11/2016 00h04

Secult e Funarte promovem oficina gratuita de Sonorização para Teatro

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) vão promover, gratuitamente, de 28 de novembro a 02 de dezembro, a Oficina de Sonoplastia direcionada para teatro, com o profissional Filipe Magalhães. A ação, que integra o Programa de Oficinas de Capacitação Técnica e Artística em Artes Cênicas da Funarte 2016, será realizada no Teatro Carlos Gomes, das 9h às 13h, com carga horária de 20 horas.

Esta oficina tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de habilidades técnicas, conhecimentos na criação artística para o ofício do sonoplasta, pensando na importância desse profissional para captação, criação, edição e seleção de temas musicais necessários para produção de espetáculos de Teatro. De acordo com Filipe, são oficinas desta especificação que podem estimular futuros profissionais, além de aprimorar os já atuantes. “A ideia é que todos os participantes consigam sair do curso sabendo montar um sistema de áudio, com noções de equalização e entendendo melhor o mercado profissional de áudio”, destaca.

Sobre as inscrições

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Secult (www.secult.es.gov.br) e enviá-la para o e-mail formacao@secult.es.gov.br, até a próxima quinta-feira (24). A oficina terá 30 vagas, que serão preenchidas pela ordem de chegada das fichas de inscrição. Os nomes dos selecionados serão divulgados no site da Secult no dia 25 de novembro.

Sobre o profissional

Filipe Magalhães é produtor audiovisual, formado em organização e gestão de eventos, técnico de áudio, especialista em Som direto e captações externas, foley, paisagens sonoras. Atuou como engenheiro de áudio e assistente de estúdio nas gravações de diversos músicos como Zimbo Trio, Barbatuques, Lea Freire, Amilton Godoy, e dos saudosos Naná Vasconcelos e Dominguinhos. Técnico de PA (shows e teatros), gravações externas, produção em trilhas, spots e jingles para empresas, vídeos institucionais e de entretenimento, além de gravações para cinema: som direto e cinegrafista nos curtas.

O Centro de Artes Cênicas da Funarte (CEACEN/Funarte) é responsável pela organização, por estar mais próximo das demandas e ações dos artistas, para atuar como dinamizadora da classe artística de seu Estado. Por meio desta ação, firmam parcerias institucionais com diversas entidades para realização de oficinas, nos diversos campos do fazer artístico do circo, da dança e do teatro.

FOTO: Divulgação / Secult

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard