06/01/2017 00h02

Secretário-geral da Contas Abertas elogia portal da Transparência do ES

O secretário-geral e fundador da Contas Abertas, Gil Castello Branco, classificou como excelente as inovações e alterações realizadas no Portal da Transparência do Espírito Santo (www.transparencia.es.gov.br). Ele conheceu o novo portal após uma apresentação realizada pelo coordenador de Transparência da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), Fabrício Massariol. A Contas Abertas é uma entidade que atua no fomento da ampliação do controle da sociedade sobre os orçamentos públicos.

Na avaliação do especialista, um dos diferenciais do novo site está na disponibilização dos dados que atendem diversos seguimentos de público. “Costumo dizer que a transparência está em camadas e o novo portal consegue atender desde o cidadão mais leigo que busca informações simples sobre a gestão, até o público mais especializado, como ONGs e acadêmicos com a disponibilização dos dados abertos”, afirma Gil Castello Branco.

Gil ainda elogiou a iniciativa do Governo do Estado em aprimorar a ferramenta. “Sabemos que a transparência é o principal antídoto para combater a corrupção. Além disso, também possibilita que o cidadão participe com sugestões para melhor alocação dos recursos públicos. O Governo do Espírito Santo já possuía um bom portal da transparência e mesmo assim buscou aperfeiçoar, quando a tendência de muitos outros portais que também já foram referência foi a acomodação”, disse.

Novo Portal - O Portal da Transparência do Governo do Estado (www.transparencia.es.gov.br) foi lançado no dia 08 de dezembro do ano passado. Com uma nova interface de linguagem compreensível e visual amigável, intuitivo e prático, o novo site é responsivo, isto é, ele se adapta ao tamanho do dispositivo utilizado durante o acesso. Outra importante mudança é que o novo portal da Transparência também possui ferramentas de Business Intelligence (BI), que permitem o cruzamento de dados.

As informações disponibilizadas no Novo Portal são mais completas, íntegras e acessíveis, atendendo à legislação e ao interesse do usuário. Além dos dados sobre despesas, receitas, orçamentos, convênios, contratos e servidores públicos, é possível acessar informação sobre todas as modalidades de licitações; patrimônio; contracheque, férias, licenças, ausências, afastamento, conselhos e jetons; informações temáticas e mapa de equipamentos.

Confira outros pontos destacados pelo especialista:

:: Apresentação
“O site traz uma apresentação dos dados bem interessante, com as consultas mais frequentes, de forma simples e amigável”.

:: Dados Abertos
“A possibilidade de download de dados em formato aberto é um grande diferencial principalmente para o público mais especializado, que vai utilizar a informação para produzir pesquisas, relatórios, etc”.

:: Criar e compartilhar relatórios
“O site em si já traz a possibilidade de gerar relatórios, construir gráficos e compartilhar as informações a partir da própria plataforma, o que é outra ferramenta interessante”.

:: Informações em mapas
“O georreferenciamento é outro grande diferencial, pois ajuda o cidadão a conhecer os equipamentos públicos que estão próximos a ele”.

:: Pessoal
“As despesas com pessoal estão apresentadas de maneira muito detalhada no novo portal. É possível consultar qual tipo da remuneração, eventuais gratificações, as licenças, ausências, etc.”

FOTO: Divulgação / Secont

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard