13/04/2018 08h04 - Atualizado em 13/04/2018 08h51

Secretário da Saúde visita Rede Cuidar em Santa Teresa

No quarto dia de funcionamento, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, voltou à cidade de Santa Teresa para visitar a Rede Cuidar da região metropolitana de saúde. No local, o secretário visitou as instalações, acompanhou a rotina dos médicos na realização dos atendimentos e ouviu as declarações dos pacientes que estavam na unidade na manhã de ontem. Foram atendidos moradores de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Itarana. De segunda-feira (09) até o final da manhã de ontem, 81 pacientes foram atendidos na unidade.

Segundo o secretário, os relatos que ele tem recebido de pacientes e funcionários da unidade são muito positivos, e se disse satisfeito com os resultados. Ele destacou, no entanto, que ainda são os primeiros atendimentos, e é preciso alguns dias para que as equipes fiquem totalmente alinhadas.

Para a nutricionista Bárbara Gomes da Silva, que fez uma palestra de abertura com dicas sobre alimentação na manhã desta quinta-feira, a população anseia ao receber este atendimento multiprofissional e fica satisfeita ao entender que mudanças na alimentação são parte fundamental nos cuidados com a saúde.

Quem também foi atendido na unidade foi o paciente de Santa Maria de Jetibá, Lucas Batista, encaminhado para um ortopedista. “Tenho um esporão no pé e isso está me prejudicando muito. Fui primeiro na unidade básica, no clínico geral, e me encaminharam pra cá para um ortopedista”, contou.

O cirurgião vascular Edmar Silvério destacou sua satisfação em atuar na Rede Cuidar em Santa Teresa. Para ele, os vários olhares em um paciente é fundamental para bons resultados na saúde. “Faz bem para a nossa autoestima ver que contribuímos para o bem estar de um paciente. Acredito que o nível de satisfação aqui será bem alto”, disse.

Rede Cuidar

A Rede Cuidar é o novo modelo de atendimento integral à saúde que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, formando uma rede que está reorganizando o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados, até a rede hospitalar.

A unidade de Santa Teresa é a segunda da Rede Cuidar entregue pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios. A primeira, em Nova Venécia, na Região Norte, está em funcionamento desde setembro de 2017.

Ao todo, a população de oito municípios (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã) será beneficiada com a unidade.

Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede cuidar. Além de Nova Venécia e Santa Teresa, os municípios de Linhares e Guaçuí também contarão com a Rede Cuidar, até o final deste ano.

A primeira unidade da Rede Cuidar no Estado foi inaugurada em Nova Venécia, em setembro do ano passado.

A gerência da unidade de cuidado integral à Saúde, a Rede Cuidar em Santa Teresa, está sendo feita pela Associação Congregação de Santa Catarina.

FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard