08/11/2019 08h03 - Atualizado em 08/11/2019 10h07

Renato Casagrande se reúne com investidores em Portugal

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, ontem (7), uma série de reuniões com investidores portugueses. As agendas fazem parte da missão oficial do Governo do Estado em Portugal no intuito de atrair investidores e firmar parcerias nas áreas de tecnologia e inovação. Casagrande também foi recebido pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhantes Dias, no Palácio das Necessidades, em Lisboa, onde fica a sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Dias foi responsável por levar a Web Summit para o país – antes a conferência de tecnologia era realizada na Irlanda. Também participou do encontro o presidente da Agência de Internacionalização e Comércio Exterior de Portugal, Luis Castro Henriques.

Um pouco antes, o governador capixaba se reuniu com a diretoria do Millennium Investment Banking, entre eles o presidente do banco, André Navarro e com o presidente global da Energias de Portugal (EDP), António Mexia. Casagrande sublinhou a importância de investimentos no Espírito Santo para a geração de oportunidades: “Queremos ser um Estado cada vez mais eficiente e para isso precisamos investir em inovação e tecnologia para atrair investidores. Os diretores do banco se mostraram dispostos a atrair investidores para o Espírito Santo e também a investir em algum projeto estratégico. Vamos manter contatos a partir de hoje para que possamos trabalhar em sinergia e que possamos criar oportunidades aos capixabas. O secretário [Eurico Dias] também se mostrou disposto a firmar parcerias que atraiam investidores para o Espírito Santo.”, apontou o governador.

Durante o encontro com o presidente global da EDP, que é dona da concessionária do fornecimento da energia elétrica no Espírito Santo, o governador tratou de investimentos em energias renováveis e sustentáveis. “Temos uma boa parceria com a EDP e queremos que o Espírito Santo seja um Estado referência em energia limpa e renovável. Somente com investimentos nessas áreas que teremos um desenvolvimento sustentável, gerando um Estado mais justo, competitivo e protegendo o meio ambiente”, apontou.

A comitiva capixaba é composta ainda pelos secretários de Estado do Governo, Tyago Hoffmann e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel; e pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello. Também participaram das visitas o deputado federal e membro da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Ted Conti; o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Leo de Castro; o diretor-geral da EDP Brasil, João Brito e o vereador de Vitória, Max da Mata.

FOTO:  Giovani Pagotto / Governo-ES