12/01/2018 11h32

Programa Caminhos do Campo retoma obra em Mimoso do Sul

Para melhorar o escoamento da produção da agricultura familiar e facilitar o acesso da população, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou, na tarde de ontem, na Prefeitura de Mimoso do Sul, a ordem de reinício da obra do Caminhos do Campo no município.

A assinatura contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; do prefeito Angelo Guarçoni Junior, o Giló, além de autoridades estaduais e municipais.

O trecho que terá a pavimentação retomada é o do entroncamento de Mimoso do Sul e São Pedro do Itabapoana, passando por Santo Antônio do Muqui e Conceição de Muqui. O trecho possui 13,06 quilômetros. O valor investido é de R$ 8,5 milhões e tem 90% da obra concluída. Há um trecho de aproximadamente 1.200 metros para fazer terraplanagem, corte de rocha e serviço de drenagem e pavimentação e sinalização.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que as obras serão retomadas já na segunda-feira. "A previsão é de que as obras sejam concluídas em 90 dias. O Espírito Santo está conseguindo investir nos municípios porque cuidou das contas e, com isso, pode também pode cuidar das pessoas", disse Octaciano.

O prefeito de Mimoso do Sul destacou que a conclusão da obra será importante para a região. "Existia esse gargalo para a região que era concluir a estrada. Estamos aqui hoje para dar a ordem de início para conclusão desse trecho que será muito importante", disse.

Projeto para a comunidade de Jacu, em Cachoeiro

A comunidade de Jacu, região localizada no interior de Cachoeiro de Itapemirim, recebeu uma boa notícia na manhã de ontem. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, anunciou a contratação do projeto de engenharia para a pavimentação da estrada que liga a ES 483 até Jacu pelo Programa Caminhos do Campo.

O anúncio foi feito em reunião na sede da associação da comunidade e reuniu mais de 60 pessoas.

A estrada que liga a ES até a comunidade do Jacu, em Cachoeiro, tem aproximadamente um quilômetro. O investimento para a elaboração do projeto de engenharia será de R$ 50 mil. A previsão é de ele seja concluído no próximo mês. Após, será licitada a obra para que seja executada.

O gerente de agroecologia e produção vegetal da Seag, Marcus Magalhães, que representou o secretário da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que o governo, com as contas em dia, está conseguindo realizar importantes investimentos nos municípios.

"Sabemos que o asfaltamento no trecho que liga a ES 483 ao Jacu é um sonho antigo da comunidade. O Caminhos do Campo ajuda não só o deslocamento das pessoas mas também o escoamento da produção agrícola e das agroindústrias", ressaltou Magalhães.

O gerente de agricultura familiar da Seag, José Arcanjo Nunes, reforçou o compromisso do Governo de investir na melhoria da estrutura do interior do Estado para ajudar no deslocamento dos agricultores familiares e o escoamento da produção agrícola.

"O município tem 756 quilômetros de estradas rurais e o asfalto do Jacu é um sonho antigo da comunidade. É um dia histórico", reforçou o prefeito Vitor Coelho.

FOTO: Divulgação