14/08/2019 08h03 - Atualizado em 14/08/2019 09h50

Prodest lança edital para ampliar rede de fibra óptica do Governo

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) publicou, ontem (13), o edital da licitação para ampliação da rede de fibra óptica da Região Metropolitana da Grande Vitória, que permitirá alcançar os municípios de Guarapari, Viana e de novos locais na Serra e Vila Velha. Serão implantados mais 340 quilômetros de fibra óptica, interligando cerca de 100 unidades de órgãos públicos estaduais.

Os novos recursos também serão usados para a manutenção da rede de fibra óptica já implantada, que já contempla cerca de 450 órgãos estaduais, em Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra.

Para o governador Renato Casagrande, os investimentos do Governo do Estado em tecnologia vão garantir uma melhora no atendimento aos cidadãos. “Fibra ótica é um investimento importante, pois permite interligar nossos órgãos públicos, como escolas, unidades de saúde, presídios, secretarias, agilizando serviços e diminuindo, assim, o custo do Estado. Vamos dar velocidade e estabilidade à nossa rede pública”, afirmou.

Segundo Casagrande, o Estado está promovendo um “investimento forte” em inovação. Uma das ações é acabar com a utilização de papel em processos até abril de 2021. “Estamos investindo também em Inteligência Artificial para que o cidadão possa buscar um serviço com muito mais rapidez. Para isso, precisamos investir em infraestrutura, equipamento e software. Cobriremos toda a Região Metropolitana e na sequência iremos para as cidades do interior do Estado”, apontou.

A expansão da rede de fibra óptica contribuirá para reduzir custos governamentais por meio da utilização de videoconferência, das teleaudiências criminais, da telefonia integrada e dos links de telecomunicações. Outro benefício do investimento é tornar mais rápido, nas repartições, o acesso aos diversos sistemas utilizados pelo Governo.

Licitação 

O processo licitatório será na modalidade pregão eletrônico, tipo menor preço. As propostas podem ser enviadas a partir de hoje, às 8 horas, até às 9h59 do próximo dia 23, quando será aberta a sessão, às 10 horas. A partir desse horário, os licitantes poderão apresentar lances até o encerramento do certame.

Na avaliação do presidente do Prodest, Tasso Lugon, a licitação é um passo importante para ampliar a rede de fibra óptica do Governo. “É um investimento fundamental para mais repartições públicas contarem com mais agilidade no atendimento ao cidadão”, enfatizou.

FOTO: Hélio Filho / Secom

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard