15/05/2019 08h01 - Atualizado em 15/05/2019 08h48

Prazo para entregar documentação do Mapa do Turismo Brasileiro termina no dia 31

Faltam poucos dias para encerrar o prazo de entrega da documentação relativas à atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. As Prefeituras precisam enviar para a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) a documentação digitalizada até o dia 31 de maio. A atualização do Mapa é uma ação determinada pelo Ministério do Turismo e pela Setur por meio de Portarias publicadas em 2018.

O Mapa é uma importante ferramenta de gestão para definição de políticas públicas. O município de Cariacica foi o primeiro do Estado a enviar toda documentação solicitada. Os municípios que perderem o prazo estarão fora do Mapa.

A nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro faz parte das metas do Programa de Regionalização (PRT) do Ministério do Turismo. A ação pretende servir como base instrutiva para a criação de políticas públicas, definindo as prioridades a serem trabalhadas. A publicação é atualizada bienalmente. A tendência é acrescentar mais critérios a cada versão.

As determinações para a atualização do Mapa estão contidas na Portaria da SETUR Nº 017-R e na Portaria Nº 192 do Ministério do Turismo, e devem ser cumpridas pelos 78 municípios. O Espírito Santo conta hoje com dez regiões turísticas que reúnem 62 municípios.
Os municípios capixabas devem preencher os critérios já existentes: ter Órgão de Turismo e ter dotação orçamentária para o turismo nos novos critérios para 2019; ter Conselho Municipal de Turismo criado por lei e ativo e ter empreendimentos cadastrados no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo.

Serviço

Envio de documentação para atualização do Mapa do Tuismo Brasileiro

Data: até o dia 31 de maio

Site: https://setur.es.gov.br/mapa-do-turismo-do-es

E-mail: gestur@turismo.es.gov.br

Gerência de Gestão do Turismo: (27) 3636-8012

FOTO: Divulgação / Setur

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard