25/03/2020 08h01 - Atualizado em 25/03/2020 09h39

Pessoas do grupo prioritário que apresentam sintomas de gripe devem aguardar para se vacinar

Teve início na última segunda-feira (23), a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. No entanto, a orientação da Secretaria da Saúde (Sesa) é que as pessoas do público-alvo que apresentarem qualquer sintoma respiratório não devem buscar a imunização neste momento, devendo ficar em casa, em isolamento, até os sintomas desaparecerem.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, é fundamental que as pessoas sigam o protocolo do Ministério da Saúde e busquem a vacinação após o fim do isolamento. “Os municípios também foram orientados para que todos os pontos de vacinação tenham um supervisor para identificar e acompanhar a presença de pessoas sintomáticas. Caso tenha a identificação, a pessoa vai receber uma máscara cirúrgica e será encaminhada para um local reservado e vacinada, caso não apresente febre”, disse.

Além disso, Danielle Grillo frisou que os municípios também foram orientados, por meio de ofício encaminhado para o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), para ampliarem os pontos de atendimento – locais amplos e ventilados – e que não fiquem restritos às unidades de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue até o dia 22 de maio. O Dia D de mobilização nacional acontece no próximo dia 9. As doses serão ministradas em postos de vacinação definidos pelos municípios em todo Espírito Santo. Este ano, a campanha foi antecipada em um mês por decisão do Ministério da Saúde em decorrência do avanço do novo Coronavírus (Covid-19), e tem como objetivos facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19 e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza, reforçando a prevenção de doenças respiratórias no público que mais tem sido afetado pelo novo Coronavírus, formado por idosos.

FOTO: Divulgação / Sesa