15/07/2019 08h04 - Atualizado em 15/07/2019 09h27

Obras de pavimentações em Guaçuí serão retomadas

O governador do Estado, Renato Casagrande, deu Ordem de Serviço para a retomada das obras de pavimentação das rodovias ES-493 e ES-185, no trecho entre Divino de São Lourenço e o distrito de São Tiago, em Guaçuí. A solenidade foi realizada na manhã da última sexta-feira (12) no CRAS de Divino de São Lourenço. O evento teve a presença do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), Luiz Cesar Maretto Coura, além de moradores e autoridades locais.

Casagrande destacou a importância das obras de infraestrutura para a retomada do desenvolvimento na região do Caparaó. Além dos investimentos anunciados, o Governo vai inaugurar em breve as obras de saneamento básico na localidade de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto. “Semana que vem estaremos em Ibatiba e a cada momento indo a um local, ajudando o município a desenvolver sua infraestrutura e atraindo turistas para essa região, mas só conseguimos atrair essas pessoas se atendermos bem aos moradores daqui. Essa é uma das regiões mais lindas do mundo”, afirmou.

Outro investimento lembrado pelo governador é o edital de manutenção das estradas do Programa Caminhos do Campo, que deverá ser lançado ainda este mês. “Até o fim do ano estaremos com as empresas trabalhando nesses trechos. É fundamental essa recuperação, pois alguns trechos do Caparaó foram literalmente destruídos. Alguns lugares é preciso refazer todo o pavimento. Além de recuperar esses trechos nos próximos três anos, também vamos iniciar um plano para novos investimentos do Programa", salientou Casagrande.

Em relação às obras nas rodovias ES-493 e ES-185, serão 12 quilômetros de intervenções. Entre os serviços que serão realizados estão escavações, compactação de terrenos, implantação de bueiros tubulares, meios-fios e sarjetas, pavimentação e sinalização. O investimento será de, aproximadamente, R$ 12,5 milhões, e a previsão de conclusão das obras é de sete meses.

O diretor-geral do DER-ES destacou que o investimento não contempla apenas os dois municípios, mas para toda a região do Caparaó. Por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o Governo do Estado assinou a retomada do convênio para a construção de uma ponte sobre o Rio Veado. Com extensão de 18 metros e largura de 4,80 metros, a ponte será feita com vigas de concreto pré-moldado e será da classe 45 toneladas. Além disso, terá calçada e sistema de drenagem. O investimento total é de R$ 654.067,57.

“A ponte que existe hoje é feita de madeira e, por ser antiga, está interditada há algum tempo para o trânsito de veículos. Estamos investindo em mais segurança e mobilidade para quem circula por ali, seja a pé ou de carro”, destacou o assessor técnico da Sedurb, José Carlos Coelho.

FOTO: Hélio Filho / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard