19/06/2019 08h02 - Atualizado em 19/06/2019 09h44

Hospital Infantil de Vila Velha recebe referência em cardiologia no Brasil

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, recebeu na segunda-feira (17), uma equipe do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, referência em cardiologia no país. A ação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, no projeto intitulado “Diagnóstico Situacional dos Serviços de Cirurgia Cardíaca Pediátrica, Habilitados no Sistema Único de Saúde no Território Nacional”.

A fim de traçar um panorama da cirurgia cardíaca pediátrica em todo o país, desde abril o Hcor visita centros que realizam o serviço pelo SUS. No Espírito Santo, referência em cirurgia cardíaca, o Hospital Infantil de Vila Velha não ficou de fora. No Himaba, a equipe conheceu setores como Centro Cirúrgico, UTI, Enfermaria e Ambulatório e se reuniu com a equipe multidisciplinar que dá assistência aos cardiopatas.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde desde outubro de 2017.

Desde que o IGH assumiu a gestão, o Himaba conta com um Pronto Socorro 24h sete dias por semana, além de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos clínicos, assistentes sociais, nutricionistas clínicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

FOTO: Divulgação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard