18/10/2018 08h03 - Atualizado em 18/10/2018 08h35

Guarapari encerra qualificação de mil profissionais da gastronomia

A unidade móvel do Cozinha Capixaba estacionou, nesta semana, em seu último destino: Guarapari. O município já havia recebido o Programa, em sua aula inaugural. O curso, que agora marca o encerramento, começou nessa terça-feira (16) e segue até sexta-feira (19), no centro da cidade, ao lado do Radium Hotel. Ao todo, com essa turma, serão mil profissionais de gastronomia requalificados pelo Programa.

O Cozinha Capixaba é uma parceria entre o Governo do Estado, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Sesi-ES, e tem o objetivo de capacitar profissionais do setor da gastronomia capixaba, de forma gratuita, para desenvolver a culinária e os produtos regionais e, com isso, incentivar o turismo e gerar emprego e renda.

As aulas são realizadas nos períodos vespertino, das 11 às 16 horas, e noturno, das 17 às 22 horas.

Uma das participantes, a proprietária do Restaurante Na Chapa, Izabella Stein, disse que uma equipe do seu restaurante participou da aula inaugural e aplicou o que foi aprendido. Ela se animou e quis participar do curso para levar novidades ao seu estabelecimento. “Enriquecemos muito o nosso cardápio, principalmente com ingredientes locais, e aplicamos o risoto de moqueca, ensinado pelo chef Juarez Campos. Participamos do Restaurant Week com esse prato e foi um sucesso. Quero fazer o curso para aprender mais novidades”, acrescentou Izabella.

Nessa terça-feira (16), foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação Saudável e, em comemoração ao dia, a nutricionista Ângela Maria Cobre e a auxiliar Lucinea Barreiros ensinaram a fazer quiche de inhame e suco verde com água de coco.

Cozinha Capixaba

O Programa é composto por dois períodos com 20 alunos em cada um, com duração de 20 horas semanais. As aulas são ministradas nas unidades móveis do Programa: uma cozinha didática, adaptada em uma carreta, totalmente equipada, com capacidade para os alunos acompanharem cada uma das aulas ministradas em seu interior.

Na parceria, a Seag é a responsável por custear o curso e as prefeituras, as demais despesas.

FOTO: Divulgação / Seag

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard