27/06/2017 08h03 - Atualizado em 27/06/2017 08h44

Governo anuncia investimento na Região Metropolitana

O Sistema de Abastecimento Santa Maria ganhará um importante reforço, beneficiando aproximadamente 500 mil habitantes. Na manhã de ontem, o Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), anunciou a ampliação e a melhoria da produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Carapina, na Serra, trazendo assim mais segurança hídrica para a população.

"Estamos assinando um contrato que vai permitir à Cesan dar um salto tecnológico e produzir mais água em uma região que é de franca expansão no Estado. Se somarmos a estação de Reis Magos aos investimentos anunciados hoje observaremos que está em andamento um enorme aporte de investimentos em coleta, tratamento e distribuição de água. Além disso, em formato de licitação pública, ainda este ano, avançaremos com um olhar futurista na construção de um reservatório de água no Rio Jucu", disse o governador Paulo Hartung.

“A capacidade da estação vai saltar de 1.800 para 2.400 litros por segundo. Somado ao sistema Reis Magos, que já está em fase de conclusão e vai acrescentar uma produção inicial de 500 litros de água por segundo, serão mais 1.100 litros de água por segundo para a parte norte da Região”, afirmou o presidente da Cesan, Pablo Andreão.

Estavam presentes na solenidade o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Antonio Carlos Ferreira, e outros representantes da instituição; os prefeitos Audifax Barcelos, de Serra, e Juninho, de Cariacica; o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação de Vitória, Fabrício Gandini, representando o prefeito Luciano Rezende; vereadores de Cariacica, Serra e Vitória; deputados estaduais e federais; secretários de Estado; os diretores da Cesan Sandra Sily, José Eduardo Pereira e Amadeu Wetler, além de técnicos e empregados da empresa.

Com a ampliação e a melhoria da ETA V, todo o município de Serra; a parte continental de Vitória; e Praia Grande, em Fundão, serão beneficiados diretamente, o que representa em torno de 34% da população da Região Metropolitana, reforçando assim o sistema de abastecimento Santa Maria.

A capacidade de captação de água no Sistema Santa Maria - formado pela ETA V (Serra; a parte continental de Vitória; e Praia Grande, em Fundão) e pela Estação Santa Maria (que atende ao bairro Nova Rosa da Penha e Cariacica-Sede) - hoje é de 2.160 l/s mês, o que representa uma produção de 186 milhões de litros de água por dia.

Com o término da primeira etapa do projeto, que vai gerar 100 empregos diretos, a estação trará maior segurança no abastecimento com a implantação de floculadores e decantadores, itens que ajudam a evitar a desestabilização do sistema e a suspensão do abastecimento. Este último ocorre, principalmente, quando há alta turbidez na captação, o que costuma acontecer em períodos chuvosos. Com os novos equipamentos, a ETA resistirá melhor às variações na qualidade da água bruta. Na segunda etapa o sistema será ampliado para aumentar a vazão de 2400 l/s para 3600 l/s. Todas as unidades do sistema – ETA – serão ampliadas, como floculadores, decantadores e filtros e UTR.

Será implantada também uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), que vai possibilitar o reúso de parte da água de processos como lavagem de filtros e decantador, acarretando na melhoria da qualidade da água descartada no meio ambiente.

O valor da primeira etapa é de R$ 81 milhões, por meio de financiamento da CAIXA, e o prazo de execução será de 30 meses. A licitação está prevista para o 2º semestre deste ano.

Em 2016, o ano mais crítico da crise hídrica, foi necessário fazer rodízio no abastecimento na Grande Vitória, abrangendo 1,7 milhão de habitantes. Desde 2015, o Governo estava mobilizado, por meio do Comitê Hídrico, para implementar diversos projetos de enfrentamento da escassez como a gestão da barragem de Rio Bonito, construção de Reis Magos, Barragem do Rio Jucu, programa de barragens nos municípios do interior.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES