11/08/2017 08h02 - Atualizado em 11/08/2017 08h38

Governador participa de reunião de planejamento estratégico da Sedu

O governador Paulo Hartung marcou presença, na manhã de ontem, na reunião de Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Durante todo o dia, 46 gestores e técnicos da Sedu e Superintendências Regionais de Educação participaram de grupos de trabalho, onde debateram os desafios da educação e assuntos como soluções criativas e inovadoras para a educação, gestão e engajamento, melhoria dos resultados e desempenho, ampliação do uso de tecnologias, aquisições e contratações, entre outros.

O encontro também contou com palestras do presidente do Conselho de Ética Estadual, Jovacy Peter Filho, e de Bruno Felix, doutor em Administração pela Universidade Mackenzie (SP) e professor da Fucape Business School.

Na oportunidade, Hartung relatou sua relação familiar com os estudos e destacou a importância de uma educação pública de qualidade e atrativa. Para o governador, a formação dos jovens é sinônimo de competitividade de um país. "Desejo um bom trabalho e reflexão para todos. Estamos em um ponto muito importante neste período de Governo. A educação, desde meu primeiro movimento na vida pública, sempre teve um ponto de destaque na minha militância. Tem uma relação com minha vida familiar que tinha como meta mobilizadora o acesso aos estudos", comentou.

O governador completou dizendo que a educação é um importante instrumento para abrir portas e janelas de oportunidades para todos. "A educação acende uma luz na escuridão da ignorância. Neste mundo interligado e conectado que vivemos, a educação é um importante instrumento para abrir portas e janelas de oportunidades para todos, principalmente os mais pobres. É instrumento social na veia. É dar oportunidade das pessoas acessarem as oportunidades por méritos próprios".

O secretário da Educação, Haroldo Rocha, agradeceu o empenho de todos os profissionais pelo trabalho realizado durante este ano e destacou o compromisso que a Sedu tem com os estudantes capixaba.

“Estamos reunindo equipes da Sedu e das Superintendências Regionais de Educação para debater e planejar alternativas para melhoria na qualidade da educação de nossos jovens. Queremos que nossas escolas se tornem cada vez mais uma referência positiva e temos que fazer o que for possível para aumentar o grau de aprendizagem dos estudantes. A cada ano temos novas conquistas, mas é necessário construir novas ações para ter os objetivos atingidos”, disse o secretário da Educação Haroldo Rocha

Ações

Em 2017, ações na área da Educação para o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes capixabas, como a construção de creches, por meio do Pacto Pela Aprendizagem na Educação (PAES), e a ampliação de novas unidades Escola Viva foram anunciadas e já estão sendo colocadas em prática pelo Governo do Estado.

Já são 25 os municípios capixabas que aderiram ao PAES e outros mais já sinalizaram a intensão de somar esforços promovendo a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica capixaba. Entre as ações previstas, o Governo do Estado está viabilizando o financiamento de R$ 200 milhões, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para que sejam construídas e equipadas 30 creches em diversos municípios. Um planejamento já está sendo executado, paralelamente ao trabalho de adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), para que possam ser otimizados esses recursos.

Para 2018, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) também vai ampliar o Programa Escola Viva. Além das 17 unidades em funcionamento atualmente, ofertando 10 mil vagas, serão implantadas mais 13 unidades, totalizando 30 escolas em tempo integral, proporcionando um leque de oportunidades para aproximadamente 20 mil jovens capixabas.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES