18/04/2019 08h01 - Atualizado em 18/04/2019 09h03

Exposição fotográfica para homenagear o Dia de Resistência dos Povos Indígenas

Nesta sexta-feira (19), os povos indígenas lembram a luta e a resistência para defenderem a sua cultura, a sua identidade, o seu povo, a sua memória e os seus antepassados. Em referência ao Dia de Resistência dos Povos Indígenas, as comunidades do município de Aracruz – onde vivem, aproximadamente, nove mil indígenas –, realizam diversas ações na região, entre os dias 18 e 21 de abril. No intuito de colaborar com estes eventos, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) entregou, à aldeia Tupiniquim de Caieiras Velha, fotos cedidas pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), que fizeram parte de uma exposição realizada em 2013.

“Os indígenas nos solicitaram estas imagens, em especial, pois retratam a vida nas aldeias. Elas ficarão expostas durante a Festa do Índio, que será realizada por eles, em Caieiras Velha, a partir do dia 18”, contou a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Neiriele Marques.

As imagens fizeram parte da Exposição “Djadjo Kwaa Awã”, realizada no Apees em parceria com o projeto “Linguagens da Terra”, em abril de 2013, em comemoração ao Dia do Índio. A mostra contemplou os trabalhos fotográficos de Apoena Medeiros, Caio Perim, Filipe Campos, Gabriel Lordêllo, Lígia Sancio, Matheus Costa, Zanete Dadalto, Syã Fonseca e Ana Paula Gonçalves, além dos grafites e telas de Karen Valentim.

Além da exposição, a Secretaria prestigiará e apoiará os eventos em Aracruz, por meio da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, juntamente da Gerência de Territórios e Diversidade da Secretaria de Estado de Cultura.

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard