14/11/2018 12h37 - Atualizado em 14/11/2018 12h38

Estudantes realizam exposição com o tema “África em Mim”

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, festejado em 20 de novembro, um show de talentos e cultura está sendo promovido na exposição fotográfica “África em Mim”, realizada pelos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Silva Mello (Polivalente), localizada em Guarapari.

O evento, que tem como objetivo ressaltar as diferenças étnicas e culturais presentes em nosso País, está sendo promovido no 1º piso do Shopping Guarapari e vai até o dia 22 de novembro.

A atividade foi uma proposta das professoras Fernanda Geraldo, de Arte, e Aline Brandão, de História. “A ideia foi fazer uma proposta diferente com os alunos, para que eles conhecessem os costumes e a cultura africana, que também está presente no Brasil. Com isso conseguimos aguçar um olhar diferente ao outro, de sensibilidade e respeito às diferenças”, contou a professora Fernanda.

A exposição surgiu de pesquisas sobre a cultura e os costumes da África, expostos por meio de fotografias de 28 educandos; 12 esculturas tridimensionais elaboradas pelas turmas para mostrar a diversidade da África e um videoclipe sobre a cultura negra. O evento é gratuito e aberto ao público.

A estudante Franciele Assis dos Santos, da 2ª série do Ensino Médio, contou que ficou muito contente com o resultado. “Particularmente adorei participar do projeto ‘África em mim’. Hoje em dia, é muito importante exaltarmos e valorizarmos a beleza negra, fazendo com que as pessoas entendam que somos todos iguais, independentemente de qualquer coisa, para que nossa sociedade não cometa o mesmo erro que foi cometido com os negros no passado. Nosso intuito foi mostrar que não devemos ter vergonha do nosso cabelo, da nossa cor nem do tamanho dos nossos lábios”, afirmou.

Apresentações Artísticas

A Escola Estadual Doutor Silva Mello (Polivalente), localizada em Guarapari, realizará também outro evento que contará com apresentações artísticas diversificadas como desfiles, apresentações de teatro, música, escola de samba, capoeira, estandes de reflexão sobre as personalidades negras, dentre outras. A ação acontecerá no dia 19 de novembro, no Siribeira Iate Clube, com entrada gratuita.

 

Serviço:

Exposição Fotográfica “África em Mim”

Valor: entrada franca

Local: 1º piso do Shopping Guarapari

Período: até 22 de novembro

 

Serviço:

Apresentações Artísticas Diversificadas

Valor: entrada franca

Local: Siribeira Iate Clube – Guarapari

Período: dia 19 de novembro

FOTO: Divulgação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard