14/06/2018 07h30 - Atualizado em 14/06/2018 07h23

Escola Viva: unidade de Vila Velha terá projeto de eficiência energética

Brilho nos olhos e foco no projeto de vida. Com uma recepção calorosa, o governador Paulo Hartung visitou, na manhã de ontem, a Escola Viva Assisolina Assis Andrade, em Vila Velha. Na oportunidade, foi apresentado o projeto de eficiência energética, que será implantado na unidade, como piloto, com a construção de uma usina de geração solar fotovoltaica, energia limpa, que produzirá 100% da energia consumida pelo sistema de refrigeração.

Recebido por animado corredor de palmas, rito tradicional das Escolas Vivas, o governador foi acolhido pelos estudantes Ayra Marcele, Thayná Barros, Rodrigo Uliana, Caio Neres e Mariana Janine, que mostraram cada cantinho da escola, explicando a metodologia de ensino aplicada e como funciona o dia a dia da escola.

Para a diretora Fabíola Vasconcellos, “a educação é única forma capaz de transformar as pessoas. Fico muito feliz em ver os alunos se transformando em cidadãos de verdade. Tenho muita gratidão em fazer parte dessa equipe que acredita no sonho dos nossos estudantes. Essa é a escola da escolha e a gente escolheu estar aqui”.

O professor Aridelmo Teixeira, que assumirá a Sedu nos próximos dias, também acompanhou a visita à escola com o governador e destacou a sua relação com o programa Escola Viva desde a implantação. “Conheço bem o processo da Escola Viva. Fui até Pernambuco, com o secretário Haroldo, para conhecer a experiência de lá, que é referência. Hoje estamos vendo acontecer o programa aqui no Espírito Santo”.

A Escola Viva Assisolina Assis Andrade fica no bairro Aribiri, em Vila Velha, e iniciou as atividades em tempo integral em 2017, ofertando 640 vagas para estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Projeto de Eficiência Energética

Uma novidade também foi anunciada durante a visita à Escola Assisolina Assis Andrade. Um projeto de eficiência energética será implantado na unidade, como projeto piloto, com a construção de uma usina de energia limpa, que produzirá 100% da energia consumida pelo sistema de refrigeração.

“Essa será a primeira escola que vamos implantar uma estação geradora de energia solar, que vai gerar energia para manter quase toda a escola, com uma média de economia de 90% da conta de energia. Com isso, vamos poder refrigerar todas as salas de aula. Será um grande investimento de R$ 2 milhões. Faremos inicialmente nessa escola um projeto piloto, pois aqui temos um espaço adequado, mas vamos expandir para outras unidades da rede estadual”, contou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

A previsão é que nos próximos dias seja feita a licitação para contratação dos serviços de instalação e, em seis meses, a rede estadual terá a primeira estação geradora de energia solar.

As placas fotovoltaicas serão concentradas em uma plataforma suspensa com estrutura vazada em concreto armado. A construção não impactará nas atividades pedagógicas durante a execução da obra. A energia gerada é descontada da energia consumida. Podendo, assim, gerar créditos para o próximo mês.

Todas as lâmpadas e refletores da escola serão trocados por lâmpadas e refletores LED. Serão utilizados 216 módulos solares fotovoltaicos de 330W.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard