12/04/2017 08h02 - Atualizado em 12/04/2017 09h27

ES recebe 240 mil doses de vacina contra Influenza

O Ministério da Saúde enviou ao Estado 240 mil doses de vacina que serão utilizadas na 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A ação começa no dia 17 de abril e vai até o dia 26 de maio, com realização do dia D no dia 13 de maio. O Espírito Santo receberá um total de 1.065.500 doses da vacina, e o quantitativo já recebido representa 23% do total de doses a serem enviadas pelo governo federal. A meta é vacinar 90% do grupo prioritário, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

As vacinas foram encaminhadas na última segunda (10) para as Regionais de Saúde localizadas em Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Os municípios da Região Metropolitana retiraram as vacinas até esta terça-feira (11).

Dentro dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, estão crianças na faixa etária de 6 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento e hipertensão sistêmica com presença de outras doenças; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes; e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

Os professores passaram a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza este ano. Serão vacinados aqueles que atuam em sala de aula em escolas públicas e particulares dos Ensinos Infantil (incluindo os berçaristas), Fundamental, Médio e Superior. Não estão incluídos no grupo os aposentados ou licenciados nem outros profissionais da comunidade escolar.

Observação

Em todos os casos, quem tiver o cartão de vacina é muito importante levá-lo junto com os documentos de comprovação, pois é no cartão onde está registrado todo o histórico de vacinação do indivíduo.

FOTO: Divulgação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard