14/08/2019 08h04 - Atualizado em 14/08/2019 09h49

ES contrata sistema para combater fraude nos processos de trânsito

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), inicia nesta semana a implantação de um sistema de inteligência artificial e analítica para fortalecer a identificação, prevenção e o combate às fraudes na estrutura do trânsito. A Ordem de Serviço para contratação da Solução de Inteligência Analítica, como é chamado o sistema, foi assinada ontem (13), pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor geral do órgão, Givaldo Vieira, no Palácio Anchieta, em Vitória.

“Estamos adquirindo uma plataforma conhecida em todo mundo de análise de dados de forma muito rápida que irá ajudar na administração pública. Já usamos essa plataforma na Secretaria da Fazenda (Sefaz) e agora vamos usar no Detran.  Vamos cumprir alguns objetivos com essa plataforma, entre eles, o combate à fraude. O sistema de inteligência artificial conseguirá analisar dados e os tipos de fraudes mais comuns, para que o sistema do Detran e a Polícia sejam alertados. É a nossa grande meta com a aquisição desse sistema”, disse Renato Casagrande.

Após implantado, o sistema será capaz de fazer, em todos os procedimentos relacionados a veículos, habilitação, infrações realizadas pelo Detran|ES, uma análise detalhada do documento apresentado pelo cidadão para verificar a autenticidade do mesmo e conferir, no caso de falsificação, com documentos originais.

De acordo com o governador, a otimização dos serviços e o fim dos processos em papel são outras funções importantes com a implantação do novo sistema.

“Outro grande objetivo é otimização, automação dos sistemas do Detran para que o cidadão tenha facilidade ao buscar os serviços do órgão, além de digitalização de todos os processos. Os serviços ainda são muito físicos, mas vamos avançar muito nessa automação e na digitalização dos processos. Esses dados coletados também alimentarão nosso Cerco Inteligente que será implantado na Região Metropolitana, diminuindo o número de carros roubados, sem documentação ou com documentação irregular, cargas irregulares, ou seja, vamos fazer um controle maior e trazendo mais segurança ao capixaba”, acrescentou Casagrande.

O diretor geral do Detran|ES afirmou que a gestão trabalha, de forma contínua e coordenada, para fechar as possiblidades de fraude no sistema de trânsito e, por isso, investe em soluções tecnológicas para tornar o Detran 100% Digital.

“Quando os procedimentos do órgão se tornam eletrônicos, como temos feito nas áreas de habilitação, veículos e estamos avançando na de infrações, imperam a impessoalidade, a rapidez e principalmente a autenticidade, o que representa atendimento mais digno aos cidadãos. A partir da Solução de Inteligência Analítica, o Detran também terá uma ferramenta qualificada para a criação do Observatório Estadual do Trânsito, pois o sistema tem capacidade de fazer cruzamento de dados e obter informações fidedignas sobre estatísticas do trânsito”, explicou Givaldo Vieira.

Inovação nos processos 

O sistema contratado pelo Detran|ES padronizará os recursos de multas e penalidades para oferecer aos usuários mais agilidade nos despachos dos processos analisados pelas três instâncias passíveis de recursos. Isto será possível porque serão identificados os processos mais rotineiros apresentados e, a partir das alegações apresentadas pelo cidadão recorrente e do auto de infração de trânsito, o sistema elaborará uma minuta do processo, o que agilizará principalmente o julgamento dos recursos.

Combate à fraude

O Detran|ES realizará, em setembro, um workshop com foco no combate à fraude no sistema de trânsito com vistas a apresentar o sistema de inteligência artificial e analítica para especialistas e receber contribuições para padronizar a atuação do órgão na autuação de processos administrativos.

Participarão a equipe técnica especializada do Detran|ES, consultores da Solução de Inteligência Analítica e convidados de órgãos públicos que atuam em ações investigatórias de fraudes no trânsito, a exemplo de policiais das Delegacias Especializadas em Furto e Roubo de Veículos; de Defraudação; Delitos de Trânsito; equipe de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); do Batalhão de Trânsito do Espírito Santo (BPTran) e do Ministério Público.

FOTO: Hélio Filho / Secom

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard