22/11/2016 00h06

ES avança em ranking nacional de doação efetiva de órgãos

O Espírito Santo avançou no ranking nacional de doação efetiva de órgãos por milhão de população (pmp), passando da 13ª para 9ª posição no segundo semestre de 2016. Segundo os dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, o Estado chegou a 11,5 doações efetivas pmp de janeiro a setembro deste ano. Até junho o Espírito Santo tinha atingido o número de 8,7 doadores efetivos.

O avanço também ocorreu se comparados os números de janeiro a setembro deste ano com o mesmo período de 2015, quando o Espírito Santo estava na 10ª posição, com 11,3 doadores efetivos por milhão de população.

Para a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos (CNCDO-ES), Raquel Matiello, esse avanço é reflexo de uma série de fatores, como o aumento da notificação de morte encefálica, bem como a melhora da atuação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs).

“A notificação de morte encefálica teve um aumento total de 12,2% até outubro de 2016, por exemplo, se comparado ao mesmo período do ano passado. Com isso, conseguimos monitorar o potencial doador e auxiliar nos exames complementares para fechar o diagnóstico de morte encefálica. Também podemos citar como avanço a atuação das CIHDOTTs, que têm recebido o apoio da CNCDO com reuniões e treinamentos”, explica Raquel Matiello.

Neste ano, eventos científicos também reuniram uma equipe multidisciplinar para discutir a doação de órgãos, entre eles o 2º Simpósio de Captação e Doação de Órgãos para Transplante do Hospital Estadual de Urgência e Emergência e o 6º Congresso do Setor IV do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

A coordenadora destaca também a aceitação da família em doar os órgãos de seu parente, gesto de solidariedade intensificado no Setembro Verde, campanha que sensibiliza a população sobre a importância da doação de órgãos. “No mês de setembro realizamos uma campanha muito forte, o que mobiliza as pessoas. Hoje, muitas famílias manifestam seu desejo de autorizar a doação dos órgãos antes mesmo do diagnóstico fechado da morte encefálica”, conta a coordenadora da CNCDO.

Lista de espera:

Rim: 1.109
Fígado: 55
Coração: 05
Córnea: 85

Total: 1.254

FOTO: Divulgação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard