20/04/2018 08h03 - Atualizado em 20/04/2018 08h53

Detran divulga contemplados na primeira fase do CNH Social

A relação final dos selecionados da primeira do Programa CNH Social 2018 foi disponibilizada na manhã de ontem no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). Os selecionados deverão aguardar até quarta-feira (25), para dar início ao Processo de Habilitação, que será disponibilizado no próprio site do órgão.

Os candidatos foram selecionados segundo os critérios previstos Decreto Estadual Nº 4.223-R de 06 de março de 2018, que considera menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos inscritos no Programa Ocupação Social, candidatos com Ensino Fundamental completo, benificiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição. Entre os candidatos que se declararem Pessoas Portadoras de Deficiência (PCD), somente foram contemplados aqueles cujo a deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente.

Do total de inscrições no Estado, 43.084 são candidatos às vagas destinadas para primeira habilitação, 4.330 se inscreveram para processos de mudança de categoria. 2.092 para vagas de adição de categoria. Em relação ao gênero, 70% dos inscritos são do sexo feminino e, com relação à idade, 31% têm entre 30 e 39 anos e 30% têm entre 18 e 24 anos.

Nesta primeira fase, só conseguiram se inscrever aqueles que já estão em situação regular no CadÚnico. Aquelas pessoas que ainda não estão inscritas, que atualizaram o seu cadastro recentemente ou estão com seus cadastros desatualizados e não conseguiram se inscrever no programa CNH Social podem concorrer à habilitação gratuita nos próximos dois processos de seleção.

Estatística

A relação de candidatos é liderada pela Serra, 6.272 inscritos, depois Vitória, com 5.128, seguido por Cariacica, com 5.077, e 3.734 inscritos de Vila Velha, totalizando 23.646 inscritos na Grande Vitória. Os interessados na CNH gratuita totalizaram 25.860 inscrições no interior. Os principais inscritos são de Linhares, com 2.963 pessoas cadastradas, 2.916 de São Mateus e 1.784 de Colatina.

Programa CNH Social 2018

O Programa CNH Social 2018 oferece formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos. É importante ressaltar que 5% do total das vagas serão disponibilizadas para pessoas com deficiência.

O programa social possibilitará o acesso gratuito de pessoas de baixa renda à obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e mudança de categoria C (caminhão com até 6 mil Kg), D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

A CNH Social é voltada para pessoas residentes no Espírito Santo e também habilitadas no Estado, nos casos de adição e mudança de categoria. Para se inscrever, é preciso ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – importante destacar que o cadastro deve ter sido atualizado nos últimos 24 meses - e possuir renda familiar de até dois salários mínimos.

FOTO: Divulgação / Detran|ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard