15/12/2017 19h54 - Atualizado em 15/12/2017 19h49

Curso on-line da Esesp será cedido ao Estado do Mato Grosso

As ofertas da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) estão ultrapassando fronteiras. Após solicitação, a instituição cederá um de seus cursos para a Escola de Governo do Estado do Mato Grosso. A ideia é que a capacitação seja disponibilizada aos servidores da região, contribuindo para o desenvolvimento de novos comportamentos, atitudes e habilidades no setor público.

O curso em questão é o ‘Ética e Serviço Público’, que vem sendo disponibilizado aos servidores do Espírito Santo. Segundo o coordenador de EaD da Escola de Mato Grosso, Cidney Barros, o objetivo é socializá-lo no ambiente virtual de aprendizagem do Estado. “O curso foi passado pela equipe de ética do Governo, que irá incorporar alguns materiais específicos do Estado”, disse.

As atividades on-line da Esesp começaram a ser desenvolvidas em agosto de 2015, possibilitando que um número maior de servidores estaduais e municipais pudesse ter acesso às ações desenvolvidas pela instituição. O sucesso foi tão grande que o número de opções disponíveis na plataforma virtual passou de duas para 14. Além disso, duas capacitações customizadas foram colocadas no ar.

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, a solicitação de cessão do material é um indicativo da sua qualidade. “Nós entendemos o poder que a tecnologia tem nos dias atuais e investimos para utilizá-la a nosso favor. Atualmente nossos cursos tem excelente adesão, contam com tutoria de docentes qualificados e trazem conteúdos atualizados”, disse.

O curso de Ética traz uma reflexão sobre as atitudes individuais e coletivas no ambiente público, com foco nas demandas da sociedade. Entre os temas abordados, está o comportamento organizacional, o processo de manutenção e mudanças, assim como um estudo de teorias relacionadas ao tema.

A parceria - A parceria com a Escola de Governo do Estado do Mato Grosso foi iniciada em 2016, quando a instituição solicitou à Esesp a disponibilização do mesmo curso. A intenção era que ele contribuísse para o primeiro programa de Educação a Distância no estado.

Na época, o material da Esesp foi utilizado na realização dos testes na Plataforma Moodle, que abrigaria o conteúdo. Com isso, foi possível ganhar tempo, antecipar possíveis erros e corrigir quaisquer situações inesperadas antes que a plataforma virtual fosse liberada para acesso dos usuários.

Para o coordenador de EaD da Esesp, Wistercley Carvalho, essa parceria é motivo de orgulho para Esesp. “Que bom que podemos compartilhar parte do nosso conhecimento e das nossas iniciativas com outros estados. É importante garantir uma prestação de serviço de qualidade e acessível em todos os espaços públicos. Essa é a tarefa que aceitamos ao nos tornarmos servidores e é a nossa missão enquanto equipe de EaD”, disse.

FOTO: Divulgação / Esesp