18/04/2019 08h03 - Atualizado em 18/04/2019 08h56

Começa neste domingo a maior festa religiosa do Espírito Santo

O mais tradicional evento religioso do Estado, a Festa da Penha, tem início neste domingo (21) e segue até o dia 29 de abril. Na programação estão missas, diversas romarias e apresentações culturais. A celebração em homenagem à padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha, atrai cerca de 1,5 milhão de turistas e acontece no Parque da Prainha, em Vila Velha.

“Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38) é o tema deste ano. Segundo os organizadores o grande foco é a juventude e a vocação, sobretudo, a vocação do jovem em geral, tanto do lado religioso quanto ao lado profissional.

As romarias são um ponto forte da festa e o destaque é a dos Homens, que acontece no sábado, reunindo cerca de 700 mil pessoas no percurso entre a Catedral Metropolitana, em Vitória e o Convento da Penha, em Vila Velha. Apesar do título, hoje participam da caminhada famílias inteiras. Mulheres, idosos, crianças e jovens também ajudam a iluminar a procissão.

A celebração conta com uma programação extensa diurna e noturna. Entre as novidades estão a Vigília Eucarística Jovem, no dia 28, com concentração na Igreja do Rosário. Os jovens sairão em peregrinação com a Imagem de Nossa Senhora da Penha, rumo ao campinho, onde será realizada uma missa.

Outra novidade será a Noite Mariana, no dia 24, na Catedral, com a presença do Padre Joãozinho de São Paulo. No dia 29, depois da missa de encerramento, acontece o show Leo Rabello da Banda Dominus e participação Padre Jacqson, Raquel Carpeter e Flávia Dornellas.

Convento da Penha 

O ponto turístico mais visitado do Estado é o Convento da Penha, um dos ícones do Espírito Santo. O santuário foi construído pelos escravos, em 1558, em cima de um grande rochedo. Junto com a igreja Nossa Senhora do Rosário, faz parte do Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha.

É considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção à santa padroeira. Segundo a versão popular, o quadro de Nossa Senhora das Alegrias teria sumido da Gruta onde o Frei Pedro Palácios morava e assim indicou o lugar onde deveria ser construído o santuário, no alto de um morro de 154 metros. A edificação da “Ermida das Palmeiras” foi erguida por volta de 1560.

Confira a programação da Festa da Penha 2019 no site:

http://conventodapenha.org.br/confira-a-programacao-oficial-da-festadapenha2019/

FOTO: Tadeu Bianconi 

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard