24/05/2018 08h04 - Atualizado em 24/05/2018 09h04

Colonização: Vila Velha comemora 483 anos de história

A semana é de festa para Vila Velha. O município canela-verde celebrou ontem 483 anos de história. A data marca também a Colonização do Solo Espírito-Santense. As celebrações começaram com a passagem do Fogo Simbólico de Vitória para Vila Velha, representando a transferência da capital do Espírito Santo. Depois, o tradicional desfile cívico-militar foi realizado na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro da cidade. Centenas de pessoas acompanharam as festividades.

Estavam presentes o vice-governador César Colnago, que fez a abertura oficial do evento, ao lado do prefeito da cidade, Max Filho; do comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, e demais autoridades civis e militares.

Transferência da capital

Com a chegada do Fogo Simbólico, foi realizado o hasteamento das bandeiras e a assinatura do decreto de transferência da capital do Estado para Vila Velha no dia de hoje, em homenagem ao aniversário do município, berço da colonização capixaba.

“Em Vila Velha, o passado de lutas guardado pelas construções históricas foi cedendo espaço para o desenvolvimento, sem perder a característica de uma cidade onde quase todo mundo se conhece e compartilha recordações. Celebrar os 483 anos da nossa primeira capital é reverenciar o nascedouro do Espírito Santo e abrir a janela para o futuro que ousamos sonhar e construir juntos”, disse o vice-governador, César Colnago.

O vice-governador também lembrou que “a cidade foi a primeira a contar com luz elétrica pública e água encanada, além de abrigar importantes monumentos e patrimônios, como o Convento da Penha, o Farol de Santa Luzia, a Prainha e a Praia da Costa”.

Desfile

O desfile foi iniciado pela mais antiga Força Armada, a Marinha, seguida pelo Exército, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pelo Corpo de Bombeiros, por Escoteiros e pela Guarda Municipal. Além das Forças Armadas e Instituições de Segurança, desfilaram 27 escolas do município e seis bandas marciais. Mais de 1.500 alunos da rede municipal se apresentaram.

A Polícia Militar foi representada por Unidades Operacionais da Região Metropolitana da Grande Vitória, Unidades Especializadas, pela Banda de Música e pelo projeto social Banda Júnior. O grupamento apresentou equipamentos, viaturas e animais utilizados no cotidiano do serviço policial militar.

Medalha Vasco Fernandes Coutinho

Durante o evento, a Polícia Militar do Espírito Santo homenageou civis e militares com a medalha “Vasco Fernandes Coutinho”, maior honraria concedida pela Instituição. A medalha foi instituída pela PMES por meio do Decreto Nº 1.568-E de 26 de dezembro de 1977.

A honraria é conferida a policiais militares cujas ações meritórias ou serviços valorosos se reverteram em prol da corporação ou de qualquer segmento da sociedade capixaba, e concedida a integrantes de outras corporações militares, autoridades civis, eclesiásticas, pessoas jurídicas, órgãos públicos ou autoridades que tenham se destacado na vida pública ou que, por qualquer ato, tenham cooperado ou prestado à Polícia Militar do ES serviços considerados de excepcional relevância ou, ainda, cujas iniciativas no exercício de suas funções ou atividades profissionais proporcionaram benefícios à corporação.

A medalha “Vasco Fernandes Coutinho” na cor “branca” é destinada aos militares e na cor “amarela”, aos civis. Neste ano foram entregues 50 medalhas, sendo 43 para militares e sete para civis.

FOTO: Pedro Dutra / Secom-ES