11/01/2019 12h14

Casagrande faz agendas em Brasília para destravar obras de infraestrutura no ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, se encontrou com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para destravar a realização de importantes obras no Espírito Santo, como a construção da ferrovia Litorânea Sul, do Contorno do Mestre Alvaro, na Serra, e a duplicação da rodovia BR-262. Foi a quinta agenda de Casagrande com ministros da administração federal. O governador também cumpriu uma sexta agenda em Brasília (DF) com ministros do Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com o governador, o ministro Tarcísio de Freitas reafirmou a construção da nova ferrovia (EF 118), que deverá ligar os municípios de Cariacica e Anchieta, além de que virá ao Estado para anunciar a obra. A reunião tratou ainda das obras das BR-262 e da BR-447 – ligando a BR-101 ao Porto de Capuaba, em Vila Velha, que teve a ordem de serviço lançado no final do ano passado. Ele pediu ao Governo Federal a continuidade da obra, além de agilidade na aprovação da parte final do projeto do Contorno do Mestre Alvaro para o início da construção.

“Tratei aqui dos temas relacionados à infraestrutura para que o Espírito Santo seja mais um estado competitivo para que possa gerar renda e emprego para os capixabas”, afirmou o governador. Casagrande tratou ainda com o ministro a intenção do Estado em assumir a gestão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que é a autoridade portuária no Espírito Santo. Foi protocolado um ofício no Ministério com a formalização do pedido ao Governo Federal.

Em seguida, Casagrande cumpriu a sua última agenda nessa primeira viagem à Brasília neste mandato como governador. Ele se encontrou com o presidente do TCU, ministro José Mucio Monteiro, e o ministro Raimundo Carreiro, que é o relator do processo envolvendo as obras da BR-262. Mais cedo, em reunião com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, foi apresentada sugestões para a ampliação no Estado das ações de microcrédito e do programa Criança Feliz, que visa a ampliação da rede de atenção e cuidado integral das crianças na primeira infância.

Casagrande se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, onde apresentou um balanço da situação prisional do Espírito Santo. Pela manhã e no início da tarde, Casagrande se reuniu com os ministros Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto (Desenvolvimento Regional) e Tereza Cristina (Agricultura). Nos encontros, ele levou questões específicas de cada área, como as obras de macrodrenagem em Cariacica e Vila Velha, além da utilização dos armazéns da Conab, localizadas no bairro de Jardim da Penha, em Vitória.

FOTO: Divulgação / Secom