14/08/2019 08h02 - Atualizado em 14/08/2019 09h59

Banestes: R$ 109 milhões de lucro líquido no primeiro semestre do ano

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes S.A.) teve lucro líquido de R$ 109 milhões no primeiro semestre de 2019, uma evolução de 34,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Recebem destaque a expansão das receitas de prestação de serviços (+10,9%) e de operações de crédito (+4,6%), além dos ganhos com eficiência tributária. Os números foram divulgados em reunião pública, realizada na manhã de ontem (13), no Palácio Anchieta, em Vitória.

O governador Renato Casagrande lembrou que o Banestes está presente em todos os municípios capixabas e colabora com o desenvolvimento do Espírito Santo. Ele ressaltou a parceria do banco com o Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo) e a sua participação nos aportes do Fundo de Obras e Infraestrutura Estratégica para o Desenvolvimento do Espírito Santo.

“O trabalho conjunto entre as duas diretorias é fundamental. Aportamos mais de R$ 900 milhões do Fundo de Investimento no banco e isso aumenta a responsabilidade do Banestes no desenvolvimento que buscamos para o Espírito Santo. O banco está se aperfeiçoando no atendimento virtual e também pessoalmente de forma personalizad”, disse o governador.

Segundo trimestre

O Banestes registrou lucro líquido de R$ 46 milhões, reduções de 21,1% contra o mesmo trimestre de 2018; e de 28,0% contra o trimestre anterior. O Resultado Operacional atingiu R$ 69 milhões, também recuando 29,4%. Essas variações negativas foram decorrentes do aumento das despesas com provisão para operações de crédito no segundo trimestre de 2019 e por ganhos de capital advindos de alienação de títulos no segundo trimestre de 2018 e no primeiro trimestre de 2019.

Além disso, as Receitas de Prestação de Serviços somaram R$ 92 milhões, aumento de 11,5% contra o mesmo trimestre de 2018 e de 7,9% contra o trimestre anterior, diante da variação positiva das receitas com administração de fundos (+20,8% em 12 meses), das rendas com arrecadações e convênios (+27,0% em 12 meses), das rendas de pacotes de serviços (+6,6% em 12 meses) e das rendas com cartões (+9,6% em 12 meses). No primeiro semestre, essas receitas registraram R$ 177 milhões, crescendo 10,9% em relação ao período comparável.

O Patrimônio Líquido atingiu o saldo de R$ 1,5 bilhão no segundo trimestre de 2019, crescimento de 8,4% se comparado ao mesmo período de 2018 e de 0,5% em relação ao saldo do trimestre anterior. O Banestes mantém sólido crescimento do seu capital, fator indispensável para suportar o financiamento da atividade produtiva e as necessidades de clientes de modo mais eficiente e competitivo. A relação entre o Patrimônio Líquido e Ativo Total foi de 5,5%.

“O Banestes é um banco público forte, alinhado às modificações do mercado e em ativo crescimento. Não posso deixar de destacar também que o resultado é reflexo do desempenho extraordinário que a equipe de funcionários vem alcançando”, disse Amarildo Casagrande, Presidente do Banestes.

O Diretor de Relações com Investidores e Finanças do Banestes, Fernando Poncio Paiva, disse que “O lucro líquido alcançado pelo Banestes nesse primeiro semestre é resultado direto do aumento do fomento do crédito pulverizado e da receita de serviços. Além disso, a baixa da Selic proporcionou um aumento na procura por aplicações em fundos de investimentos do Banestes”.

A nota de rating em escala nacional (moeda local) para risco de crédito medida pela Fitch Ratings manteve-se em A+ (bra) no período, com perspectiva revisada para positiva. A RISKBank, responsável pelo sistema de classificação de Risco Bancário, reduziu a nota de classificação do Banestes no período, de 9,78 BRMP 2 (Baixo Risco de Médio Prazo) para 9,72 BRMP 2.

Cartões

Um dos vetores de crescimento do Banestes, o cartão de bandeira própria “Banescard”, continua a avançar no mercado de meios de pagamentos. São mais de 2 milhões de estabelecimentos comerciais credenciados às redes Cielo, Getnet, Bin, Rede e Stone em todo o Brasil. No primeiro semestre de 2019, foram mais de 12 milhões de operações, expansão de 5,6% comparada a 2018. O valor transacionado em compras e saques com os cartões de débito e crédito atingiu R$ 860 milhões e crescimento de 4,6% comparado ao mesmo período de 2018.

Os cartões de crédito e débito Banestes Visa mantêm crescimento expressivo. No primeiro semestre, expandiu em 35,3% o número de transações em compras e saques de pessoas físicas e jurídicas, em relação ao mesmo período de 2018. Esse fato resultou em um aumento de 33,2% no faturamento, alcançando a cifra de R$ 591 milhões no período.

Tecnologia

No primeiro semestre do ano, foi investida em Tecnologia da Informação e Comunicação a quantia de R$ 6 milhões. Os trabalhos estão focados na ampliação de prestação de serviços pelos canais digitais, principalmente Internet Banking, Aplicativo Banestes e Banestes.Corp (ferramenta voltada para cliente PJ), e no lançamento dos Aplicativos Banestes Cartões e Abre Contas Banestes.

FOTO: Hélio Filho / Secom