19/09/2017 08h02 - Atualizado em 19/09/2017 08h38

Banestes comemora 80 anos com musical na Praça do Papa

O Banestes completa 80 anos no próximo mês e, para celebrar, apresenta em Vitória o grande espetáculo musical “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, estrelado pela companhia carioca Barca dos Corações Partidos, e também a estreia da peça “Quixotinadas”. As apresentações para o público capixaba, únicas e gratuitas, serão no dia 7 de outubro na Praça do Papa.

Os espetáculos, promovidos pela WB Produções, são uma realização do Ministério da Cultura e do Banestes, por meio da Lei Rouanet e de uma parceria com a Prefeitura de Vitória.

“Suassuna – O Auto do Reino do Sol” é uma grande homenagem ao poeta e dramaturgo Ariano Suassuna, que morreu em 2014 e completaria 90 anos em junho de 2017. Paraibano, ele foi um incansável defensor da valorização da cultura nacional e mesclou em todas as suas obras a arte popular e o universo erudito.

Foi com essa base que a produtora Andrea Alves, da Sarau Agência, lançou o desafio para a companhia de teatro de homenagear Suassuna e convidou três conterrâneos do poeta para criar o espetáculo, que é recheado de música e textos originais.

O processo de criação contou com uma série de oficinas circenses e também excursões feitas pelo grupo pelo Nordeste do Brasil, sendo guiado por Dantas Suassuna, filho do dramaturgo.

O resultado da apresentação é uma história que gira em torno de uma trupe de circo-teatro e nos acontecimentos de uma noite de apresentação do grupo. O picadeiro de um circo é o cenário perfeito para aparecerem personagens de Ariano, como João Grilo e Chicó (“O Auto da Compadecida”), e outras da Literatura Clássica, além de servir como pano de fundo para as histórias dos integrantes da companhia fictícia.

O musical tem canções inéditas de Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho. A direção é de Luis Carlos Vasconcelos e o texto de Braulio Tavares.

A companhia Barca dos Corações Partidos é também uma fiel defensora do repertório nacional e já foi premiada pelos espetáculos "Auê", "Gonzagão - A Lenda" (em homenagem a outro ícone nordestino, Luiz Gonzaga) e "Ópera do Malandro" (clássico de Chico Buarque).

Espetáculo capixaba

E as comemorações dos 80 anos do Banestes têm mais um atrativo cultural no dia 7 de outubro. Às 18 horas, antes de “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, quem for para a Praça do Papa terá a oportunidade de assistir ao musical “Quixotinadas”, estrelado pelo grupo de teatro capixaba Vira Lata.

É uma adaptação do grupo ao texto do autor pernambucano Silvio Roberto de Oliveira, tendo como base a extraordinária figura de D. Quixote, criada por Miguel de Cervantes. A direção é de Cleverson Guerrera e traz músicas cantadas e tocadas ao vivo.

Fundação em 1937

O Banestes começou suas atividades no Espírito Santo no dia 15 de outubro de 1937. Ao longo desses 80 anos, acompanha e participa diretamente do crescimento e do desenvolvimento das pessoas e de cada região e município do Estado.

Seja na agricultura, na indústria, na cultura, na micro e pequena empresa, com a dona de casa, o aposentado, o universitário, o grande empresário, o servidor público estadual ou municipal, em todas as áreas e setores, o Banestes está presente.

O Banco é a única instituição bancária com agências em todos os 78 municípios capixabas e, em 19 deles, somente o Banestes está presente. Possui, ao todo, 784 pontos de atendimento, oferecendo um portfólio completo de produtos e serviços financeiros aos seus clientes pessoas físicas e jurídicas.

O Banestes possui relacionamento ativo com mais de 1,10 milhão de clientes. Do total, 1,05 milhão são pessoas físicas e 62 mil pessoas jurídicas. São gerenciadas 743.844 contas correntes e mais de 545.827 contas poupança.

Ser o único banco a estar em todo o território capixaba faz também a responsabilidade sociocultural ficar maior e ainda mais prazerosa. Nas grandes programações culturais realizadas no Estado, o Banco faz questão de estar presente. São eventos de Norte a Sul, e de todas as categorias: cinema, música, festivais gastronômicos, folclóricos, etc. Para o Banestes, a cultura é instrumento importantíssimo na formação de um povo.

E, em constante avanço nas melhorias de seus produtos e serviços, o Banestes tem se destacado no cenário nacional. Recentemente, foi incluído na lista das maiores e melhores instituições bancárias do Brasil, de acordo com levantamentos publicados em três revistas especializadas.

No Anuário 360º/2017 da revista “Época Negócios”, o Banestes aparece em 6º nas categorias Desempenho Financeiro e Governança Corporativa, assim como em 7º no indicador Bancos em geral.

Já o jornal Valor Econômico, na publicação “Valor 1000”, aponta o Banco capixaba em 10º nos indicadores Rentabilidade sobre o Patrimônio e Rentabilidade Operacional entre as 100 maiores instituições financeiras.

O Banestes também teve destaque nacional no prêmio “Finanças Mais”, do jornal O Estado de São Paulo, conquistando o título de 4º melhor do país na categoria Banco Varejo, ficando atrás apenas de Bradesco, Itaú Unibanco e Banpará.

FOTO: Marcelo Rodolfo

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard