16/08/2017 08h01 - Atualizado em 16/08/2017 08h30

Bandes apresenta dicas para planejar um negócio de sucesso

Todo empreendedor deve planejar-se antes de iniciar um novo negócio. O risco de abrir um empreendimento sem planejamento é enorme, pois uma grande oportunidade pode acabar desperdiçada somente porque não contou com um plano inicial.

De acordo com Sávio Caçador, gerente de Desenvolvimento, Planejamento e Inovação do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o primordial é elaborar um plano de negócios. “É preciso responder com clareza perguntas como: que produto ou serviço irá vender? Como? Onde? Para quem?”. No plano de negócio, o empreendedor não pode esquecer de estipular custo e orçamento, incluindo gastos com manutenção, rescisão contratual, defasagem de equipamento.

O segundo passo, segundo Sávio, é pesquisar oportunidades. “Investigue no mercado o desempenho de negócios parecidos. Estude a melhor forma de enfrentar a concorrência”. Aos interessados em abrir seu negócio, Sávio sugere sete dicas para aumentar as chances de sucesso. “Em linhas gerais, o planejamento deve definir o modelo do negócio, seu propósito, além do que e como o produto ou o serviço vai ser oferecido ao mercado”.

Confira as dicas

:: Cuidado com a localização - Não se esqueça de que o negócio deve estar bem localizado, próximo aos clientes, ou com acesso facilitado.
:: Cuidado ao escolher os sócios - Critérios como parentesco ou amizade não bastam. Sócios devem ter talentos para resolver problemas e permitir que o negócio cresça.
:: Selecione com cuidado a forma de financiamento - Financiamento deve auxiliar o negócio, não servir como dificuldade futura.
:: Estabeleça objetivos e metas - Saber onde quer (e precisa) chegar ajuda a perceber se o negócio está indo bem ou se precisa de ajustes.
:: Pense na marca e nos canais de comunicação - Divulgar o negócio no lugar certo é fundamental para que os clientes possam identifica-lo e encontra-lo.
:: Mantenha uma reserva de capital - Emergências e imprevistos sempre acontecem. É importante manter uma reserva de dinheiro para eles.
:: Tenha paciência - Muitos negócios demoram um pouco para começar a dar certo. Pesquise quanto tempo, em média, seu negócio precisa para começar a dar retorno.

FOTO: Divulgação / Bandes

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard