15/04/2019 08h01 - Atualizado em 15/04/2019 09h04

Bandes: agroindústria cafeeira conta com recursos do Funcafé

Produtores rurais interessados em investir nas atividades de beneficiamento, torrefação ou exportação de café podem contratar junto ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), originados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Fundo beneficia toda a cadeia produtiva da agroindústria cafeeira capixaba.

O café é o principal produto do agronegócio capixaba e os produtores buscam constantemente novas práticas que agreguem valor a essa produção. Com o Funcafé, o Bandes investe na melhoria da produção cafeeira e consequentemente na melhora da qualidade e aumento da renda do segmento.

O Funcafé atende a indústrias torrefadoras de café, indústria de café solúvel, beneficiadores, exportadores e cooperativas de cafeicultores que exerçam as atividades de beneficiamento, torrefação ou exportação de café interessados em investir na modernização, ampliação e aquisição de máquinas e insumos. Os recursos disponibilizados pelo Bandes contribuem para que esta cadeia produtiva ganhe qualidade na produção e no aumento da rentabilidade dessas famílias.

O processamento do café é relativamente simples, porém demanda alguns conhecimentos técnicos para a formação de um produto final de qualidade. O processo envolve as seguintes etapas: limpeza, processamento, lavagem, separação, secagem e beneficiamento. Por sua vez, o beneficiamento é dividido em: composição do café (“blend”), torrefação, moagem, embalagem e armazenamento. O investimento do produtor na modernização e em maquinário contribuem para a melhora na qualidade da produção e, consequentemente, na renda do homem do campo.

Como chegar ao crédito

O Bandes está presente em todo o Estado por meio dos seus consultores credenciados. Para encontrá-los, basta ligar para o Bandes Atende, pelo 0800 283 4202, ou acessar o sítio eletrônico bandes.com.br e se informar sobre como contatar os telefones e os endereços mais próximos e agendar uma visita. Com a orientação adequada, o empreendedor pode escolher o tipo de crédito que mais atende às suas necessidades, fazer simulações e dar início ao processo de financiamento.

O Bandes ainda tem um aplicativo para smartphones, que permite ao interessado simular seu crédito e entrar em contato com o parceiro-consultor. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS.

Mais informações

Nossas Redes: www.facebook.com/bandesonline
Site: www.bandes.com.br 
Fale Conosco: 0800 283 4202
Localização: Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória.

FOTO: Divulgação / Bandes

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard