08/01/2020 08h04 - Atualizado em 08/01/2020 13h53

Setor hoteleiro movimenta economia do Estado com o apoio do Bandes

O Espírito Santo é local de belas paisagens e vasta diversidade cultural, fatores que agregam valor ao Estado no que diz respeito a seu potencial turístico. Fruto disso, o setor de turismo capixaba apresenta crescimento e movimenta a economia, além de trazer destaque nacional. Em julho de 2019, o Estado foi o que mais apresentou progresso em atividades turísticas no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Estado apontou variação positiva de 9,6% comparado ao mesmo período de 2018, ultrapassando a média nacional que teve aumento de 4,4% em comparação ao ano anterior. Em meios aos avanços, investir em atividades do setor tem sido uma aposta dos empreendedores capixabas. O setor hoteleiro é uma ótima alternativa para quem busca sucesso nos negócios.

Empreendedores interessados em investir em negócios ligados a meios de hospedagem (hotel, resort, hotel fazenda, cama & café, hotel histórico, pousada, flat/apart-hotel) têm todo o suporte necessário no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Com as linhas do banco, são apoiados investimentos de implantação, expansão, relocalização, modernização, diversificação, desenvolvimento tecnológico e gerencial dos empreendimentos, como também de instalação de placas fotovoltaicas.

Fungetur

O Fundo Geral de Turismo (Fugetur) oferece condições competitivas de prazos e juros e é uma alternativa para ampliar as possibilidades de fomento do turismo como negócio. O fundo impulsiona especialmente bares, restaurantes e empresas do ramo de hospedagem.

Energia Verde

As linhas de crédito do Bandes possibilitam ao meio empresarial acessar recursos para aquisição de modelos de equipamentos para mini ou microgeração de energia através de placas fotovoltaicas ou outras fontes renováveis.

Rancho Lua Grande

Na região serrana do Estado está localiza um dos vários locais de hospedagem que trilharam um caminho de sucesso junto ao Bandes. A Pousada Racho Lua Grande, administrada pelo casal empreendedor Sirlésia Mayer Rangel e Aguinaldo Rios Rangel, oferece uma experiência única aos visitantes que podem desfrutar de um ambiente inspirado nas mais belas acomodações europeias e uma infraestrutura totalmente integrada à natureza.

O empreendimento, referência no turismo da região, contou com recursos do Fungetur para investir em obras de expansão da pousada e na aquisição de equipamentos para melhorar a experiência dos visitantes. A aposta foi certeira, com 32 suítes disponíveis, o empreendedor Aguinaldo Rangel comenta a grande movimentação. “Em média, 70% das suítes ficam ocupadas aos fins de semana, tem mês que todas lotam por duas ou três semanas seguidas. Sem contar a época de invernada, quando ficam todas ocupadas”, pontuou.

Tradição

O Bandes é uma instituição que participou da história de muitos hotéis capixabas. Em dezembro de 1987, o banco já fazia parte do "Plano de Desenvolvimento do Turismo do Espírito Santo", documento que tinha por objetivo delinear a situação turística do Estado de 1980 até aquele ano e traçar diretrizes para o setor para os anos seguintes.

Entre os empreendimentos que obtiveram recursos do Bandes, no período, estão o Alice Vitória, o Aruan, o Coronado e o Por do Sol, em Guarapari; e mais tarde, a Pousada dos Pinhos e o Aroso Paço Hotel, em Domingos Martins. Todos financiados pelo Programa de Apoio Financeiro à Diversificação dos Meios de Hospedagem, criado em 1989.

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard