19/05/2017 08h03 - Atualizado em 19/05/2017 09h27

Sesa abre a Semana Estadual de Doação de Leite Humano

Começa hoje e segue até o dia 25 de maio a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. Para marcar a data, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, na manhã de ontem, um evento com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos bancos de leite.

A solenidade aconteceu no auditório da Sesa, que fica na Enseada do Suá, em Vitória. Na ocasião, mães doadoras foram homenageadas e os bancos de leite receberam certificado de excelência.

Com o slogan "Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa", a campanha aborda a necessidade do leite humano ao desenvolvimento dos bebês, como única fonte de alimento até os seis meses de idade.

Ao todo, o Espírito Santo conta com 3.277 doadoras de leite materno. Em 2016 foram coletados 3.899,6 litros de leite em todo Estado.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança da Sesa, Edna Cellis Vaccari Baltar, a amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância e, por isso, a campanha prevê o aumento do número de novas doadoras, bem como do volume de leite humano coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados no Brasil.

“É preciso sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano, uma ação solidária que pode salvar a vida de milhares de recém-nascidos de baixo peso, que não podem se alimentar do leite da própria mãe”, disse.

Para ser doadora de leite humano é preciso estar amamentando, ser saudável e não tomar medicamentos que possam interferir na amamentação e na doação. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

Com essas doações, bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno.

A administradora de empresas Maria da Penha Vervloet Santos, 24 anos, é mãe do pequeno Miguel, de 7 meses, e doadora de leite materno durante esse tempo. Ela contou que no início da maternidade produzia muito leite e ele empedrava no seio, motivo que a fez procurar ajuda para resolver o que até então era um problema.

Maria da Penha foi até o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas, em Vitória, onde recebeu a orientação de que poderia doar o leite e evitar os incômodos do empedramento no seio.

Ela disse ainda se sentir feliz por poder ajudar mães que passam por alguma dificuldade para amamentar seus filhos.

“Pretendo continuar doando leite enquanto estiver amamentando. É uma felicidade muito grande. Se eu tivesse tido algum problema para amamentar, alguma dificuldade para produzir leite, teria ficado feliz em poder contar com a ajuda de alguém para que meu filho crescesse saudável. Fico feliz em poder ajudar e incentivo outras mulheres que estão amamentando a doar.”

Onde doar

Acesse www.saude.es.gov.br e veja os locais para doação de leite.

Saiba mais

:: A Semana Estadual de Doação de Leite Humano acontece de 19 a 25 de maio.
:: O Estado possui 7 bancos de leite humano.
:: No Espírito Santo, a lei 10.301, que institui a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, foi sancionada em 5 de dezembro de 2014.
:: O aleitamento materno evita 823 mil mortes/ano de crianças com até 5 anos e 20 mil mortes/ano de mulheres por câncer de mama (no mundo).

- Produção de janeiro a dezembro de 2016
:: Leite coletado: 3.899,6 litros
:: Receptores: 2.333
:: Doadoras: 3.277
:: Mulheres assistidas: 19.637
:: Visitas Domiciliares: 4.878

- Como preparar recipientes para armazenar o leite materno?
:: Lave um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.
:: Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água.
:: Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
:: Escorra-os, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo, até secar.
:: Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.
:: O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer.
:: Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e ao terminar acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador.
:: O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.

- Como se preparar para retirar o leite humano?
:: O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.
:: Ao retirar o leite é importante seguir algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:
:: 1 - Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;
:: 2 - Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;
:: 3 - Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;
:: 4 - Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

FOTO: Divulgação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard