17/05/2018 08h03 - Atualizado em 17/05/2018 09h21

Samu 192 recebe 10 novas ambulâncias

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou, ontem, 10 novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) que serão destinadas à renovação da frota. Os veículos foram enviados pelo Ministério da Saúde e serão renovados de acordo com a necessidade, podendo ser Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA).

Municípios atendidos

No Espírito Santo, o Samu 192 atende em Vitória, Vila Velha, Serra, Fundão, Cariacica, Viana, Guarapari, Piúma, Anchieta, Marechal Floriano, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Itaguaçu, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Itarana.

Expansão

O Governo do Estado vai ampliar o acesso da população ao Samu 192. O serviço será oferecido em mais quatro municípios: Laranja da Terra, Ibatiba, Conceição do Castelo e Santa Leopoldina. Somente nesta área a cobertura será de 63.172 pessoas. Cada município receberá uma Unidade de Suporte Básico (USB). Com a expansão, serão 2,28 milhões de pessoas atendidas, uma cobertura de 58% da população do Estado.

Além disso, o Governo também vai melhorar o atendimento para o município de Domingos Martins. Atualmente, a população é assistida com a ambulância que está localizada em Marechal Floriano. Com o objetivo de diminuir o tempo-resposta dos atendimentos, Domingos Martins contará com uma Unidade de Suporte Avançada, UTI móvel.

A contrapartida dos municípios será disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas, que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região.

FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard