12/02/2019 08h01 - Atualizado em 12/02/2019 09h12

Orquestra Sinfônica divulga calendário de apresentações do primeiro semestre

Obras de grandes compositores, como Mozart e Tchaikovsky estão na programação da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses). Um dos destaques é a homenagem ao teatro, no mês de março. No concerto de abertura, que acontece hoje, obras de Massenet, pela primeira vez executadas pela Oses.

‘Bienvenue 2019’ é o título das duas primeiras apresentações da Temporada 2019. Sob a regência do maestro Helder Trefzger e solo da harpista Maíni Moreno, de apenas 20 anos, as primeiras apresentações acontecem hoje e amanhã, no Teatro Glória, no Centro de Vitória. O público vai poder apreciar obras de Massenet, Saint-Saëns e Cesar Franck, nomes consagrados que estudaram e lecionaram no Conservatório de Paris, um dos mais tradicionais centros de ensino de música do mundo.

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, será apresentada a suíte ‘Lago dos Cisnes, clássico de Tchaikovsky que mostra o amor de um príncipe por uma cisne. A obra passou a ser referência obrigatória no repertório do balé clássico, com enredo encantador, vibrante e lúdico.

Na sequência, será apresentada a abertura da ópera mais popular da trajetória de Mozart, ‘O rapto do Serralho’. Na época em que foi escrita, em 1781, o imperador austríaco Josef II fez seu famoso comentário: “Bela demais para os nossos ouvidos, meu caro Mozart, e com notas em demasia”. E Mozart retrucou: “Exatamente tantas quantas são necessárias, Majestade”.

Sob a regência do maestro adjunto, Leonardo David, o trompetista da Oses Renan Sena, vai solar na obra ‘Concerto para trompete em mi bemol maior, do austríaco Hummel, compositor contemporâneo de Mozart e Beethoven.

Em março, nos dias 13 e 14, serão apresentadas obras do alemão Weber e do norueguês Grieg, ambos compositores que têm uma forte conexão entre a música e o teatro. Weber tinha uma força expressiva em seus temas e essa familiaridade com o teatro veio da vivência na infância com a trupe teatral de seu pai, com a qual viajou por toda sua infância.

No repertório da noite, destaque para as suítes Nº 1 e 2, da obra ‘Peer Gynt’, uma peça teatral musicada pelo norueguês Grieg. Ao aceitar o convite do dramaturgo Henrik Ibsen para compor a música, o compositor acabou escrevendo um de seus maiores sucessos. O clarinetista da Oses, Cristiano Costa vai ser o solista da vez, com a peça para Clarinete e Orquestra N.º 1, em Fá Menor, de Weber.

Ainda em março, nos dias 27 e 28, às 20 horas, no Teatro Glória, será apresentado o balé ‘A Bela Adormecida’, inspirada no conto infantil. Tchaikovsky criou melodias que fazem parte do imaginário de muitas pessoas. Suas obras magistrais são usadas como trilha sonora de filmes e desenhos até hoje, como na obra ‘Romeu e Julieta’, a animação da Disney ‘Fantasia’ e o clássico ‘O quebra nozes’. Na sequência, uma obra do compositor norueguês Grieg, com solo de piano de Cristian Budu, pianista convidado considerado um dos expoentes de sua geração.

FOTO: Divulgação