10/09/2019 08h01 - Atualizado em 10/09/2019 09h31

Junta Comercial inaugura Núcleo de Arquivo, Treinamento e Inovação

Um novo espaço com auditório, sala de inovação, laboratório e refeitório foi inaugurado na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees), na última sexta-feira (06), em um anexo à sede em Santa Lúcia, Vitória. O Núcleo de Arquivo, Treinamento e Inovação (Nati), como foi denominado o espaço, terá ainda um ambiente apropriado para que os servidores trabalhem ideias inovadoras para a Administração Pública e coloquem em prática as técnicas de design thinking e sprint.

Servidores, empresários, contabilistas e empreendedores participaram do evento que teve ainda as presenças do governador Renato Casagrande; dos secretários de Estado da Fazenda, Rogélio Pegoretti e de Desenvolvimento, Marcos Kneip; além da presidente da Junta Comercial, Letícia Serrão; da diretora-presidente do Departamento de Imprensa Oficial (DIO/ES), Madalena Santana; do diretor-presidente da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Carlos Rafael; e do diretor da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini.

O governador enfatizou a utilização da tecnologia na melhoria e eficiência da prestação do serviço público. Casagrande reforçou a busca pela melhoria do ambiente de negócios e a participação da Junta Comercial nesse processo.

"O Brasil vive um grande desafio que é a retomada da economia. E a burocracia é um empecilho do desenvolvimento da economia. Ter uma casa amiga do empreendedor, que oriente, para nós é muito bom. Esse investimento em tecnologia é um caminho para que possamos dar rapidez, fazer mais com menos. Se a sociedade está mais exigente, temos que ser mais eficientes. Até 2021 vamos estar com um governo totalmente digital e desburocratizando os processos", disse Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, reforçou a importância da Junta Comercial na simplificação do dia a dia dos contabilistas e na abertura de empresas. "A Junta tem cumprido um papel fundamental no ambiente de negócios do Espírito Santo. Ela tem contribuído para que o processo de constituição de empresa seja mais ágil e colaborando para a desburocratização de processos", disse.

Letícia Serrão, presidente da autarquia, comemorou a melhoria na prestação do serviço pela Junta Comercial. "O objetivo é criar soluções para melhoria dos serviços públicos prestados pela Junta Comercial. Vamos receber treinamentos, palestras e workshops, além de dar ainda mais efetividade para ações do Simplifica-ES", disse.

Em sua fala, a presidente também apresentou a Juju, a assistente virtual (chatbot) da Jucees. "Passamos a contar com a Juju, a primeira assistente virtual de órgão público do Estado. Ela está pronta para esclarecer as dúvidas mais frequentes de nossos usuários, sendo mais uma forma de facilitar a interação com a sociedade capixaba", anunciou.

FOTO: Hélio Filho

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard