07/12/2017 08h03 - Atualizado em 07/12/2017 08h59

Hartung participa de força tarefa que converte rádios AM em FM

O governador Paulo Hartung participou, na última quarta-feira (6), em Brasília, de uma força-tarefa para migração de rádios AM para FM. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a solenidade reuniu aproximadamente 50 emissoras de todo o país, sendo quatro do Espírito Santo, e seus representantes assinaram termo aditivo de adaptação de outorga, uma das últimas etapas do processo de migração. A cerimônia contou com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab.

Em 2017, o mutirão da migração passou pelos seguintes estados: Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mais de 600 emissoras de rádio já assinaram o contrato para a nova outorga.

Especialistas do setor classificam que a migração do AM/FM tem inúmeros benefícios para o radiodifusor e para o ouvinte, como produto de melhor qualidade, com som limpo, sem interferências e com a possibilidade de a emissora ser inserida nos aparelhos de celulares com chip de FM. Em tempos de transmissão de músicas por meio da rede mundial de computadores mediante o emprego da tecnologia streaming (webcasting e simulcasting), a expectativa é o aumento de audiência das rádios.

Quase 1,5 mil rádios AM das 1.781 existentes no Brasil solicitaram a migração para o FM. Nesta primeira etapa, cerca de mil emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 a 108 MHz. As demais emissoras terão que esperar a conclusão do processo de digitalização da TV para liberação da faixa estendida, de 76 até 108 MHz. Após a migração e o início da transmissão em FM, as emissoras de rádio têm 180 dias para devolver o canal AM.

Rádios capixabas que assinaram o termo

:: Cachoeiro de Itapemirim - FUNDAÇÃO SANTA TEREZINHA
:: Afonso Cláudio - RÁDIO EDUCADORA DE AFONSO CLÁUDIO
:: Cachoeiro de Itapemirim - RÁDIO CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM LTDA
:: Cachoeiro de Itapemirim - SM COMUNICAÇÕES

FOTO: Ricardo Fonseca

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard