09/08/2019 08h03 - Atualizado em 09/08/2019 09h31

Governador participa de feira agrícola em São Gabriel da Palha

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na tarde de ontem (8), da abertura da 1° Feira de Agronegócios Cooabriel, em São Gabriel da Palha. Ele visitou estandes, falou com produtores rurais e cumprimentou os visitantes. O evento está sendo realizado no Parque de Exposições Romeu Joaquim de Souza e vai até o próximo sábado (10). A entrada é gratuita.

Em sua fala, Casagrande saudou a iniciativa da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) em realizar o evento e destacou a importância da entidade para o Espírito Santo. Para o governador, a feira promove a integração com outras empresas da região na economia do município, além de promover um intercâmbio de tecnologia, visando o desenvolvimento e busca de novos mercados.

"A nossa ideia é fortalecer os eventos que promovem o desenvolvimento nas regiões. São Gabriel da Palha já é um município muito dinâmico e muito avançado com relação a algumas atividades econômicas, inclusive a Cooabriel é a maior cooperativa de café robusta do mundo", ressaltou o governador. 

Durante o evento, Casagrande também apontou os investimentos do Governo do Estado no setor agrícola. “Estamos retomando o papel da Seag [Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca] na agricultura familiar. A Secretaria tem um papel importante também na infraestrutura, como a construção e fiscalização de barragens, obras do Caminhos do Campo, calçamento e telefonia rural”, disse.

Ele ressaltou que, nos últimos anos, “houve um afastamento do Governo com relação ao apoio à assistência técnica e extensão rural”. No entanto, a atual administração está retomando os investimentos nessa área, visando aumentar a capacidade do produtor de gerar riqueza. “Também será disponibilizado crédito através do Bandes e Banestes para que o agricultor, com assistência técnica adequada feita pelo Incaper e o Idaf, possa fazer a agregação de valor dos produtos agrícolas”, completou.

Além das possibilidades de negócios, a feira terá como atrativos palestras com autoridades mundiais do agronegócio, como o professor Luiz Carlos Molion, considerado como a maior autoridade brasileira em matéria de clima. Ele falará sobre a “Perspectiva do Clima para Safra 2019/2020 e sua Tendência para os 10 anos”.

Outro destaque será o doutor em Educação, José Luiz Tejon, autor de 33 livros e reconhecido como um dos melhores conferencistas internacionais com ênfase em superação. Tejon foi eleito pela revista “Isto É Dinheiro Rural” como uma das 100 personalidades mais influentes do agribusiness. Sua palestra terá como tema “A Cooabriel sou eu”. A expectativa dos organizadores da festa é de reunir dez mil pessoas nos três dias de evento.

FOTO: Hélio Filho / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard