16/09/2019 08h02 - Atualizado em 16/09/2019 10h02

Governador participa da abertura do XXVIII Congresso de Cirurgia Geral

Na noite da última quinta-feira (12), o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, participaram da abertura do XXVIII Congresso de Cirurgia Geral em Vitória. O evento, organizado pela Emescam, aconteceu até sábado (14), e contou com nomes de grande destaque na área de cirurgia geral no cenário nacional.
Em sua fala, o governador Casagrande ressaltou a importância de fortalecer a atenção básica e agradeceu a parceria da Santa Casa de Misericórdia de Vitória com o Sistema Único de Saúde (SUS).

"Minha presença aqui é em homenagem aos cirurgiões, mas em especial ao Doutor Alcino, que está sendo homenageado. E também em reconhecimento ao trabalho que a Santa Casa tem feito, na pessoa da Penha D'Ávila, que tem sido uma parceira importante na prestação dos serviços do SUS. Nós, do Governo do Estado, liderados pelo Nésio, nosso secretário da Saúde, vamos buscar fazer uma parceria cada vez mais forte com entidades filantrópicas. Já governei o Estado de 2011 a 2014 e naquele momento nós desenvolvemos uma ação de fortalecimento do SUS e da atenção primária, que é um caminho que seguimos perseguindo para fortalecer a resolutividade na base, no atendimento no município", disse o governador.

Nos três dias de evento, os participantes tiveram palestras e mesas-redondas para discussão de casos. Foram discutidos temas como: A Síndrome de Burnout nos Cirurgiões; Pré-habilitação e Reabilitação em Cirurgia; O que há de novo no Tratamento Cirúrgico do Câncer Gástrico; novidades no tratamento do Hepatocarcinoma; Gastrectomia Vertical e Refluxo; cirurgia robótica nas hérnias; cistos pancreáticos; entre outros.

Compuseram a mesa de abertura do evento, além do governador Casagrande e do secretário da Saúde, o presidente do XXVIII Congresso de Cirurgia Geral, Edson Ricardo Loureiro, a provedora da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Maria da Penha Rodrigues D'Ávila, o diretor da Emescam, Cláudio Medina da Fonseca, o presidente de honra do Congresso, Alcino Lázaro da Silva, e o presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Delta Madureira.

Estiveram presentes pela Sesa, os subsecretários de Estado de Assistência em Saúde, Fabiano Ribeiro, e de Regulação, Gleikson Barbosa dos Santos, além do superintendente da Região Sul de Saúde, José Maria Justo.

FOTO: Ademir Ribeiro / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard