14/03/2019 07h37 - Atualizado em 14/03/2019 07h42

Governador faz palestra sobre conjuntura econômica a empresários na Serra

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã de ontem (13), do 161º Café de Negócios da Associação Empresarial da Serra (Ases), realizada em um cerimonial do município. Ele proferiu uma palestra sobre a conjuntura econômica nacional e as mudanças necessárias para o desenvolvimento do País e do Espírito Santo. Casagrande também falou sobre a situação fiscal do Estado, que é “Nota A” na Secretaria do Tesouro Nacional, desde seu primeiro governo (2011/2014).

Entre os temas abordados, o governador destacou a importância de uma reforma da Previdência, que garanta o fim de privilégios e devolva a confiança ao mercado. “Hoje temos uma máquina ineficiente, que cobra tributos exagerados para sustentar essa máquina. Estamos debatendo a reforma da Previdência e, todo mundo pendurou, principalmente o setor produtivo, suas esperanças nessa reforma. A reforma é para resgatar a confiança e precisamos atingir os regimes próprios de previdência”, afirmou.

Casagrande é favorável à reforma, desde que sejam feitas algumas mudanças em relação à proposta inicial do Governo Federal, enviada ao Congresso. “Sou contra a proposta de capitalização como o governo está defendendo, só para o empregado contribuir. Desta forma vai aumentar as desigualdades sociais. A reforma precisa enfrentar a concentração de riqueza, poucos com muito e muitos com nada. Quem ganha mais precisa contribuir com mais. Acho importante ajustar a proposta para a aposentadoria rural e debater os benefícios da prestação continuada. Ajustando, não tem motivos para não apoiarmos”.

O governador também fez uma análise sobre a situação do Espírito Santo. “Com esse cenário ainda duvidoso precisamos ter cautela no que tange aos recursos próprios do Estado. As incertezas nacionais me impõem cautela. Preciso deixar o ano correr para ver como vai ficar a economia nacional. Mas com o dinheiro de transferência do Governo Federal, de parcerias, de financiamento, é pé no acelerador”, exclamou.

Durante sua apresentação, Casagrande voltou a falar sobre o déficit de infraestrutura no Estado, sobretudo, da malha logística. No entanto, o governador se mostrou esperançoso com a articulação que está sendo feita em Brasília para garantir novos investimentos.

“Recebemos a visita do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que se comprometeu com as pautas de infraestrutura do nosso Estado e pode nos dar uma maior competitividade. Estamos trabalhando muito na liberação do início das obras do Contorno do Mestre Álvaro. O Brasil passa aqui, precisamos dessa obra e vamos continuar lutando para que ela aconteça”, ressaltou, arrancando palmas dos presentes aos eventos.

Em sua fala, o governador também citou a importância da entidade para o desenvolvimento da Serra: “A Associação se consolidou com uma representatividade muito grande no diálogo com o setor produtivo empresarial. Tem realizado um importante diálogo com as autoridades, com o Governo do Estado, com o município, com o poder legislativo municipal e estadual. Isso para nós é uma conquista enorme, porque através dessas entidades, queremos abrir o diálogo e construir projetos com capacidade de promover o desenvolvimento inclusivo”, ressaltou.

Também participaram do evento os secretários de Estado do Trabalho e Assistência Social, Bruno Lamas; de Desenvolvimento, Heber Rezende; o prefeito da Serra, Audifax Barcelos; além de outras lideranças políticas, civis e empresariais.

FOTO: Ademir Ribeiro / Secom-ES