12/09/2019 08h04 - Atualizado em 12/09/2019 09h58

DIO-ES recebe visita de alunos de Baixo Guandu

Conhecer a história do Diário Oficial é também conhecer mais sobre o Espírito Santo. Por isso, na última terça-feira (10), alunos do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu visitaram a exposição em homenagem aos 129 anos da publicação. Durante a visita a Vitória, os alunos também passaram pelo Palácio Anchieta, o Palácio da Fonte Grande e a Assembleia Legislativa. 

No DIO-ES, os estudantes conheceram a história da Imprensa Oficial do Estado e as máquinas gráficas que estão no órgão desde a sua inauguração, como adressógrafo gravador e a prensa, além das obras feitas especialmente para o prédio. O espaço também conta com o Memorial, que reúne livros e objetos como a primeira edição da publicação, de 1890.

A estudante Agda Coelho, 15 anos, disse que na escola a matéria que mais se identifica é História, por isso, ficou encantada com o maquinário.

“Gostei de ver as máquinas, principalmente a impressora. A exposição chama atenção para a evolução da tecnologia. Antes era tudo muito grande, agora é tudo mais fácil e bem compacto”, disse a aluna.

Para a professora de Artes, Mirian Souza, a visita possibilitou muito aprendizado. “Nós viemos para cá porque estamos com o projeto ‘Espírito Santo.com, uma viagem para o conhecimento’. O Diário Oficial faz parte da história e um povo não vive sem história. Para nós a visita está sendo uma rica fonte de conhecimento e isso é tudo nessa vida. O acervo é maravilhoso e mais escolas devem conhecer porque é a história do nosso Estado”, afirmou a professora.

A exposição sobre os 129 do DIO-ES é permanente e foi inaugurada em maio deste ano. Os interessados em fazer a visita podem agendar através do número (27) 3636-6908.
 

Serviço:

Exposição Comemorativa dos 129 anos do Diário Oficial do Espírito Santo
Horário de visitação: das 9h às 17h.
Agendamento: (27) 3636-6908

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard