11/10/2017 11h39 - Atualizado em 11/10/2017 11h36

CIM Polo Sul assumirá gestão da Rede Cuidar em Guaçuí

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, comemorou o resultado da reunião, realizada na tarde de ontem, com prefeitos e secretários de saúde dos 14 municípios que serão atendidos pela Rede Cuidar no Sul do Espírito Santo. A agenda aconteceu na sede do Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul), no município de Mimoso do Sul, e teve como objetivo debater o modelo de gestão da Rede Cuidar que funcionará em Guaçuí.

“Em uma decisão histórica para a região, o Consórcio decidiu assumir a gestão da Rede Cuidar e vai terceirizar o serviço”, comemorou o secretário de Estado da Saúde, ressaltando que a Rede Cuidar é um modelo de gestão inovador na saúde pública e tem como objetivo oferecer serviços médicos especializados com atendimento regionalizado. Ele lembrou que, além de o atendimento ser mais perto de casa, com a Rede Cuidar o tempo de espera para consultas e exames é menor e o atendimento é personalizado e humanizado.

Com a Rede Cuidar na Região Norte já funcionando, em Nova Venécia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) segue com a implantação do serviço nas demais regiões do Estado. Na Região Sul, a Rede Cuidar atenderá uma população de 230.069 pessoas provenientes dos municípios de Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui.

“Na Rede Cuidar, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode realizar consultas e exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e sai do atendimento com um plano de cuidado que inclui dicas de nutrição e de atividades físicas. Nossa estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória com a implantação das cinco unidades da Rede Cuidar, em Nova Venécia, Santa Teresa, Guaçuí, Linhares e Pedra Azul”, disse Oliveira.

Sensibilização - No dia 26 de outubro, outra reunião será realizada com os 14 municípios que serão atendidos pela Rede Cuidar na Região Sul. Será realizado o Seminário Regional de Sensibilização sobre a Planificação à Saúde, que é uma etapa de mobilização e aproximação com os municípios. A partir da sensibilização, inicia-se a preparação da Atenção Primária para interagir com a unidade da Rede Cuidar numa nova lógica de gestão da saúde e de atendimento ao cidadão.

FOTO: Divulgação / Sesa